UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/06/2008 - 23h07

Brasil termina 2º dia do Ibero-Americano com dois índices B

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ainda em busca da vaga olímpica, os atletas brasileiros conseguiram boa participação no segundo dia do Campeonato Ibero-Americano de atletismo, disputado em Iquique, no Chile. Neste sábado, a delegação do Brasil conquistou dois índices B (depende de outros resultados para assegurar a classificação) nos 400 m com barreira.

Lucimar Teodoro levou o ouro na prova, ao completar o percurso em 56s01, à frente da compatriota Gisele de Oliveira, que com 56s08 também ficou abaixo do índice B (56s80). A equatoriana Lucy Jaramillo completou o pódio, com 57s09.

Embora não tenha obtido outros índices, o Brasil terminou o segundo dia com mais medalhas. Christiane Ritz dos Santos conquistou o ouro nos 800 m, prova que teve a participação de Perla dos Santos (quinta colocada). Com o tempo de 2min04s34, a brasileira ficou porto-riquenha Lizaira del Valle e da mexicana Cristina Guevara.

Outro atleta a assegurar o primeiro lugar no pódio ao país foi Mahau Suguimati, nos 400 m com barreira. Ele cravou 50s07, seguido pelo colombiano Jeissou Rivas e do brasileiro Tiago Florêncio. No salto com vara, Henrique Camargo garantiu o ouro ao obter os cinco metros.

Longe do índice B exigido para os Jogos Olímpicos de Pequim (1m91), Eliana da Silva obteve o ouro no salto em altura. A brasileira Fernanda Procopio ficou apenas em sétimo.

Elaine Martins levou com a prata no salto em distância. Com 6m20, a brasileira ficou atrás apenas da espanhola Arantza Loureiro. Outra representante do país, Vanessa Vieira terminou em quinto.

Fabiano Peçanha terminou a final dos 800 m, na segunda colocação, perdendo apenas para o cubano Andy González.

Nos 100 m com obstáculos, Lucimara Silvestre ficou com o bronze, atrás da chilena Francisca Guzmán e da colombiana Briggite Merlano. Nos 400 m, Maria Almirao levou o bronze e Fernando Pereira de Almeida foi o segundo, no masculino.

Compartilhe: