UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/06/2008 - 11h16

"Tranqüilão", Bassul minimiza vitória e diz que Brasil não fez nada

Fernanda Brambilla
Em Madri (ESP)
Se para as jogadoras a vitória sobre as donas da casa nesta quarta-feira no Pré-Olímpico Mundial de basquete foi vibrada, o técnico brasileiro Paulo Bassul manteve o discurso moderado quanto à atuação de seu grupo na primeira partida de alto nível no torneio.

"Foi um jogo parelho e, no basquete, ganhar por três pontos não é nada", amenizou Bassul após o jogo. "Sou muito tranqüilão nesse sentido, e não acho que ganhamos nada, e nem estamos aqui para provar nada pra ninguém. Viemos pra ganhar a vaga, ainda não fizemos nada. Hoje nós não fizemos uma partida nem perto de ser perfeita, mas destaco a atuação da defesa, que foi o ponto-chave nesse trunfo."

Para o treinador, os erros da seleção proporcionaram uma maior pressão no quarto final da partida. "Nossos erros foram numerosos, nos passes e no rebote ofensivo, que não entrou bem mesmo frente às jogadoras da Espanha que não são muito altas", analisou Bassul. "Foi uma partida de defesas fortes."

Bassul celebrou a maturidade do elenco em quadra, mas voltou a dizer que o grupo ainda está em construção. "Acho que as jogadoras desempenharam bem seu papel. Cada uma fez sua parte, e isso é um aspecto muito importante. As pivôs foram muito exigidas, não é fácil marcar uma seleção rápida como a Espanha", comentou, e falou da confiança que deposita no atual grupo.

"Hoje não temos uma dupla que se destaca, mas estamos formando um grupo muito bom, que está crescendo junto. Hoje eu falei a toda hora com a Micaela, e ela correspondeu muito bem. A Claudinha é nossa maestra, a Iziane é a matadora, e essas funções estão se consolidando a cada jogo", concluiu.

Agora, o Brasil aguarda a definição de seu adversário no duelo decisivo pela vaga olímpica, entre Belarus e Taiwan, que se enfrentam nesta quarta-feira. Grande favorita, Belarus vem de uma derrota para Cuba, que terminou a fase de grupos invicta, e joga contra a Espanha no mata-mata, fase marcada para esta sexta-feira.

Os dois melhores times de cada um dos 4 grupos compõem os quatro confrontos, de onde sairão os primeiros classificados a Pequim. Os perdedores continuam no torneio e farão disputa paralela de semifinal e final, que definirá o quinto e último participante do programa olímpico.

Compartilhe: