UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/06/2008 - 16h19

Algoz de 2006, Valdemoro esconde jogo e elogia "favorito" Brasil

Fernanda Brambilla
Em Madri (ESP)
Em 2006, no Mundial de basquete em São Paulo, Amaya Valdemoro comandou a equipe espanhola em uma partida disputadíssima que terminou em vitória sobre o Brasil, que na ocasião ainda tinha o antigo quinteto liderado por Janeth em quadra.

Dois anos depois, Valdemoro se lembra muito bem da partida de arquibancadas cheias, da tensão e do equilíbrio entre as duas equipes, que devem se repetir nesta quarta-feira, quando as duas seleções voltam a se enfrentar, agora com a anfitriã trocada.

Mas a espanhola prefere esconder o jogo, e manter uma diplomacia quase exagerada. "O Brasil é um grande favorito. Acho que tivemos muita sorte por estarmos no mesmo grupo das brasileiras, assim não precisaremos disputar a vaga contra elas", diz Valdemoro, que mostrou estar a par das mudanças no time rival.

"Sei que hoje o Brasil não tem mais Janeth e Alessandra, mas tem Iziane e Micaela. As brasileiras são imprevisíveis", diz a espanhola.

Da parte de cá, o técnico Paulo Bassul teve seu trabalho facilitado, já que treinou a jogadora em Americana, em 2004. "Conheço a Amaya muito bem, é uma atleta incrível", diz o treinador, que já adiantou que a espanhola terá marcação especial na partida que valerá a liderança do grupo C.

Para o comandante espanhol, Evaristo Pérez, no entanto, as comparações com o Mundial de São Paulo param na hora da escalação. "A Espanha mudou muito nesses dois anos. Também passamos por uma renovação", arrisca. "Nossa principal arma é a defesa forte e a velocidade", indica Pérez, que não estava no cargo dois anos atrás. "Assisti ao jogo na época e foi uma disputa muito acirrada. Isso deve voltar a acontecer."

Já Valdemoro tem mais lembranças. "Em 2006, as brasileiras tiveram muito apoio da torcida, e elas resistiram até o fim. Nós ganhamos, mas poderiam ter sido elas, porque foi um jogo muito difícil", diz a espanhola, que na época jogou no sacrifício, devido a uma lesão.

Brasil e Espanha se enfrentam pela liderança do grupo C, nesta quarta-feira às 7h45 do horário de Brasília.

Compartilhe: