UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/06/2008 - 12h01

Brasil garante mais duas vagas no ciclismo e levará irmãs

Fernando Narazaki
Em São Paulo
O Brasil terá mais duas representantes no ciclismo nas Olimpíadas de Pequim. O país garantiu a participação de duas atletas na prova feminina de estrada através do ranking divulgado pela União Ciclística Internacional (UCI) no início desta semana.

AP
Clemilda Fernandes celebra bronze na prova de contra-relógio no Pan do Rio
CONHEÇA OS BRASILEIROS COM VAGA
SAIBA ONDE SERÁ A PROVA
Na lista, o Brasil ocupa a 23ª posição, com 197 pontos, e tem assim garantido pelo regulamento olímpico a inclusão de duas ciclistas, assim como Ucrânia, Venezuela, África do Sul, Bélgica, Japão, México e Dinamarca, que ficaram entre a 17ª e a 24ª colocações.

Já as 16 primeiras do ranking (Holanda, Alemanha, Itália, EUA, Austrália, Suécia, Suíça, Lituânia, Grã-Bretanha, França, Rússia, Áustria, Canadá, Espanha, China e Nova Zelândia) terão três ciclistas na estrada em Pequim.

Cauteloso, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, prefere aguardar o comunicado oficial da UCI, mas já adiantou quem serão as convocadas para as Olimpíadas. "Estamos esperando o papel, mas pelo ranking o Brasil tem essas vagas. Confirmada esta situação, irão as melhores do ranking individual", definiu.

Com isso, as duas representantes do Brasil serão as irmãs mato-grossenses Janildes e Clemilda Fernandes. A primeira ocupa a 63ª colocação do ranking da UCI, nove postos a frente da irmã mais nova. As duas treinam na Itália, onde competem por uma equipe local.

Na temporada, elas brilharam no Campeonato Brasileiro com Clemilda vencendo a prova realizada em fevereiro, seguida por Janildes. Um mês antes, a irmã mais nova foi terceira na Copa América, enquanto Janildes ganhou duas etapas na Volta de El Salvador, realizada em maio.

Esta será a terceira participação de Janildes em Olimpíadas. Nos Jogos de Atenas-2004, ela terminou em 54º lugar na estrada. Ela também foi a Sydney-2000. Já a sua irmã fará a estréia olímpica. No Pan do Rio, Clemilda conquistou o bronze na prova contra-relógio.

Além da estrada feminino, o Brasil ainda terá dois representantes na versão masculina da prova, que devem ser Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, e mais um ciclista no mountain bike feminino e outro no masculino. O país disputará também o contra-relógio, mas o selecionado será um dos participantes da prova de estrada.

Já no BMX, o Brasil não conseguiu vagas pelo ranking mundial, pois ficou em 17º no masculino (apenas os 11 melhores garantiam vagas) e em 11º no feminino (só as seis melhores nações se classificavam). Na pista, o país também não terá representantes.

Compartilhe: