UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/05/2008 - 17h45

Brasil vence duas lutas, mas fica sem vaga olímpica na greco-romana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil terá de esperar o ranking mundial para saber se poderá ter algum representante masculino na luta nas Olimpíadas de Pequim. Neste domingo, o país perdeu sua última chance de assegurar o lugar sem depender da lista, ao ver seus competidores eliminados no Pré-Olímpico de luta greco-romana, disputado em Novi Sad, na Sérvia.

O país obteve apenas duas vitórias em toda competição e ficou bem distante da vaga. No primeiro Pré-Olímpico, o país também havia fracassado na tentativa.

Conhecido no país por ter participado do reality show Big Brother Brasil, Marcelo Gomes, o Zulu, foi o que teve melhor desempenho. Ele bateu o montenegrino Nikola Knezevic na estréia da categoria até 84 kg e perdeu em combate bastente equilibrado para o suíço Michael Jauch. Os dois empataram os dois rounds em pontos (1 a 1), mas o suíço foi declarado vencedor pelo árbitro.

A outra vitória do país veio com Rodrigo Artilheiro, na categoria até 120 kg, sobre Milos Dejanovic, de Montenegro. Porém, em seguida, ele foi superado pelo ucraniano Gennadiy Lyashenko.

Já em outras duas provas, os brasileiros só amargaram derrotas. Bruno de Paula perdeu de Dovlet Kadyrov, do Tajiquistão, na categoria até 64 kg, e Felipe Macedo foi superado pelo ucraniano Volodimir Shatskykh, voltou na repescagem, mas perdeu do grego Ioannis Spyridakis na categoria até 74 kg.

Assim, o país terá de aguardar a definição de possíveis vagas pelo ranking mundial. "Acho que podemos nos classificar na luta livre com o Antoine Jaoude. As outras estão difíceis", explicou o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Roberto Leitão. No feminino, o Brasil garantiu a presença de Rosângela Conceição e ainda terá mais um Pré-Olímpico para obter mais vagas.

Compartilhe: