UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/05/2008 - 12h56

Scheidt e Prada vão mal; brasileiras se garantem na regata da medalha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada não tiveram um bom dia neste sábado no torneio da classe Star da Delta Lloyd Regatta, a antiga Holland Regatta, que termina domingo em Medemblik, na Holanda.

Richard de Jonge/Divulgação
Scheidt e Prada tiveram dia ruim neste sábado e perderam a vice-liderança
PERFIS DA EQUIPE EM PEQUIM
MAIS NOTÍCIAS DE VELA
A dupla ficou em nono lugar na primeira regata do dia (a sétima da competição) e foram desclassificados por largarem escapados na segunda. Agora, os representantes brasileiros nas Olimpíadas de Pequim somam 37 pontos perdidos, já com um descarte, e ocupam a quinta colocação no geral. A liderança continua com a dupla suíça Flávio Marazzi e Enrico de Maria, com 17 pontos.

A tradicional competição holandesa, que reúne 11 duplas olímpicas na classe Star, terá neste domingo apenas os dez participantes mais bem colocados para a disputa da Regata da Medalha. A prova tem pontuação dobrada e define o campeão.

"Deu tudo errado neste sábado. Tivemos ventos fracos novamente e acabamos largando escapados na segunda regata do dia", comentou Robert Scheidt, octocampeão mundial da classe Laser. "O importante é que estamos tirando boas lições de tudo isso, o que é fundamental para as Olimpíadas."

Com a desclassificação na oitava regata, Scheidt e Prada passaram a contar o 14º lugar do segundo dia de competições, que havia sido descartado. A dupla ocupava a vice-liderança na sexta-feira. "Estamos testando o barco novo e, ao mesmo tempo, buscando ritmo de competição. Por isso, o campeonato está sendo muito bom para o nosso aprendizado", lembrou Prada, que se prepara para disputar a sua primeira olimpíada.

No feminino, o Brasil está representado por Fernanda Oliveira e Isabel Swan na classe 470. Neste sábado, a dupla garantiu a vaga na regata da medalha depois de vencer uma das etapas, ficar em quarto e segundo nas outras.

Com os resultados, elas seguem na segunda colocação na classificação geral, sendo que a diferença para as líderes, as italianas Giulia Conti e Giovanna Micol, caiu para apenas dois pontos - 42 contra 44 das brasileiras.

"Ficamos muito felizes com o bom desempenho. Mas o torneio é longo e temos de seguir com a atenção na decisão, que será neste domingo na regata da medalha. Ainda tem muita coisa para acontecer", disse Fernanda Oliveira.

A segunda regata deste sábado foi vencida pelas britânicas Christina Bassadone e Saskia Clark e a terceira pelas alemãs Stefanie Rothweiler e Vivien Kussatz. Na fase classificatória, o torneio teve 12 regatas com direito a um descarte. Quase todas as duplas classificadas para as Olimpíadas participaram da competição, que em todas as classes conta com velejadores de 58 países diferentes e 566 barcos. Na classe 470 disputaram 28 duplas de 20 nacionalidades.

Na mesma classe, mas no masculino, Fábio Pillar e Samuel Albrecht conseguiram avançar algumas posições e aparecem em 29º lugar, contra o 33º da sexta-feira. Já na 49er o resultado do país é melhor, com André Fonseca e Rodrigo Duarte aparecendo em 13º.

Enquanto isso, Eduardo Couto é o 12º colocado na classe Finn, com 94 pontos, e Bruno Silva é o 21º na Laser.

Compartilhe: