UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/05/2008 - 12h51

Márcio/Fábio Luiz tenta bronze em Zagreb; Ricardo/Emanuel fora

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A possibilidade de Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz se enfrentarem na final da etapa de Zagreb do Circuito Mundial de vôlei de praia não se confirmou. Neste sábado, os campeões olímpicos foram eliminados da competição, enquanto seus compatriotas conseguiram um lugar na disputa pelo bronze.

Curiosamente, Márcio e Fábio Luiz foram os que tiveram caminho mais longo no dia. Na primeira partida da repescagem, quase foram surpreendidos pelos holandeses De Gruijter e Ronnes, que complicaram a vida dos brasileiros no segundo set, mas acabaram vencendo por 2 a 0, parciais de 21-15 e 27-25.

Em seguida, a dupla garantiu vaga na semifinal ao bater os alemães Klemper e Koreng também sem ceder sets, com parciais de 21-17 e 21-18. Na penúltima fase, porém, os descansados holandeses Nummerdord Schuil, que não entraram em quadra no sábado por estarem invictos até aqui, confirmaram o favoritismo e superaram os brasileiros com 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 23-21.

"Poderíamos ter vencido, mas sentimos o cansaço psicológico. Fizemos uma caminhada muito longa na repescagem e jogamos seis partidas nos últimos dois dias. Schuil e Nummerdor são muito bons e estavam bem mais descansados, porque hoje só fizeram a semifinal", analisou o capitão Márcio.

Na disputa pelo bronze, Márcio e Fábio Luiz vão encarar os norte-americanos Fuerbringer e Jennings. Mesmo sem chance de conquistar o ouro, a dupla brasileira conseguirá, no mínimo, repetir sua melhor performance em 2008, obtida em Xangai (China), quando ficaram em quarto lugar. Na etapa de abertura, em Adelaide (Austrália), a parceria havia conseguido apenas a nona posição. Em Praga (República Tcheca) e Roseto Degli Abruzzi (Itália), o time ficou com a 17ª colocação.

Já para Ricardo e Emanuel, a rodada croata não deixará saudades. Os campeões olímpicos foram eliminados logo no primeiro jogo deste sábado ao cederem uma virada para os chineses Xu e Wu, que fecharam com 2 sets a 1, parciais de 13-21, 21-19 e 16-14.

Por enquanto, Ricardo e Emanuel têm apenas uma medalha na temporada 2008: ficaram com o bronze em Praga. Sua vaga nas Olimpíadas de Pequim, porém, parece não correr risco, já que a vantagem da dupla na liderança do ranking é ampla. O segundo posto será disputado arduamente até julho, quando acaba o período da seletiva, por Márcio/Fábio Luiz, Harley/Pedro Solberg e Franco/Pedro Cunha.

Compartilhe: