UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/05/2008 - 10h36

Juliana/Larissa bate Renata/Talita e vai à semi; Ana Paula/Shelda cai

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil chegou ao terceiro dia da chave principal da etapa de Osaka do Circuito Mundial de vôlei de praia com três duplas e saiu com apenas uma. Neste sábado, Juliana e Larissa venceram seus dois jogos e seguiram adiante no Japão, enquanto Renata/Talita e Ana Paula/Shelda deram adeus à competição.

O primeiro confronto do dia já eliminaria uma parceria, uma vez que foi um duelo nacional. Em partida bastante disputada, Juliana e Larissa fizeram valer o ligeiro favoritismo que tinham diante de Renata e Talita e venceram por 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 21-15, em 42 minutos, despachando as compatriotas.

Como iniciaram o dia na repescagem, as tricampeãs mundiais precisaram disputar mais um jogo para garantir vaga na semifinal. E foi mais uma batalha, com um novo triunfo. Dessa vez, as brasileiras tiveram que virar pra cima das norte-americanas Ross e Boss, fechando com 2 sets a 1, parciais de 19-21, 21-18 e 15-9.

No domingo, em busca de mais uma decisão, Juliana e Larissa terão pela frente as australianas Barnett e Cook, que nesta etapa de Osaka são as principais algozes de duplas brasileiras. Na sexta-feira, conseguiram vitórias sobre Ana Paula e Shelda e, justamente, sobre as adversárias de amanhã.

Juliana admite as dificuldades que a dupla terá pelo caminho, mas demonstra otimismo. "Ninguém gosta de jogar pressionado por serem partidas eliminatórias. Felizmente, precisamos entrar em quadra apenas duas vezes neste sábado, já que as semifinais serão no domingo [poucas horas antes da decisão]. As australianas estão jogando muito bem, e precisaremos mostrar nosso melhor para vencê-las".

O caminho de Ana Paula e Shelda foi, mais uma vez, interrompido por uma dupla chinesa. Tian Jia e Wang, que ainda não repetiram os bons resultados obtidos na temporada passada, levaram 1h05 para eliminar as brasileiras com 2 sets a 1, parciais apertadas de 24-22, 20-22 e 15-13. Na semifinal, as asiáticas pegarão suas compatriotas Xue e Zhang Xi, que na semana passada foram medalhistas de ouro em Seul após baterem Ana Paula e Shelda na final da etapa.

"Foi uma partida muito dura, definida nos detalhes. Agora é pensar na próxima etapa para mantermos a boa fase na Espanha", disse Ana Paula, referindo-se à competição em Barcelona que será disputada na semana que vem.

Até julho, todas as rodadas do Circuito Mundial valerão pontos na corrida olímpica. O Brasil tem direito a duas vagas, e uma delas já está quase assegurada por Juliana e Larissa. Embora ainda tenham uma vantagem confortável na segunda colocação, Renata e Talita estão sendo pressionadas pelos bons resultados de Ana Paula e Shelda. Maria Clara/Carol e Sandra/Leila Pires correm por fora.

Compartilhe: