UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/05/2008 - 11h08

Sérvia e Japão garantem vaga olímpica no vôlei feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Mais duas vitórias nesta sexta-feira garantiram as seleções femininas de vôlei de Sérvia e Japão nos Jogos de Pequim. Pela quinta rodada do Pré-Olímpico da modalidade, disputado em Tóquio, as européias arrasaram Porto Rico, enquanto as locais, com um pouco mais de trabalho, passaram pela Coréia do Sul. Assim, as duas equipes, invictas no torneio, classificam-se com duas rodadas de antecedência.

AFP
Atletas da Sérvia comemoram classificação inédia da seleção feminina para os Jogos
FOTOS DA QUINTA RODADA
PRÉ-OLÍMPICO MASCULINO COMEÇA
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
A qualificação olímpica da Sérvia, a primeira do país em sua história (até mesmo quando fazia parte da antiga Iugoslávia), veio após uma partida que durou apenas 1h11. Com muita eficiência no bloqueio e no ataque, a seleção medalhista de bronze no último Campeonato Mundial ainda conseguiu neutralizar a porto-riquenha Aurea Cruz, destaque do time centro-americano em Tóquio. Jovana Brakoceviv foi a maior pontuadora do jogo com 18 acertos, e sua equipe fechou o duelo com 25-12, 25-18 e 25-18.

"Eu sinto um prazer que nunca senti em toda a minha vida", exclamou a oposto sérvia Jelena Nikolic, que atua em clube japonês. "É o sonho de qualquer esportista chegar às Olimpíadas, e só as nossas garotas e nossa comissão técnica sabem como foi difícil chegar até aqui. Nós tivemos muitos problemas neste ano, o time não estava completo, com uma série de lesões. Parece que nós jogamos mais com o coração".

O técnico sérvio, Zoran Terzic, falou com mais comedimento, mas também comemorou a classificação. "Nós jogamos em alto nível e com muita concentração. Eu estou feliz, muito, muito feliz e satisfeito com a qualificação. Eu gostaria de parabenizar e agradecer todas as nossas atletas".

Quem também carimbou o passaporte para Pequim foi a seleção japonesa, bicampeã olímpica (1964-Tóquio e 1976-Montréal). Nesta sexta, a quinta vitória veio diante das 'freguesas' sul-coreanas, que perderam os últimos 11 jogos (incluindo este) disputados contra suas rivais asiáticas.

O time sul-coreano até conseguiu vencer um set na partida, o terceiro, depois de ter endurecido o jogo nas duas primeiras etapas. No quarto set, porém, as japonesas passearam em quadra, fechando com 3 a 1, parciais de 25-20, 25-19, 21-25 e 25-13.

O Pré-Olímpico classifica as três primeiras seleções, além do time asiático mais bem colocado fora deste primeiro escalão. Dessa maneira, a Coréia do Sul, que está em quinto lugar com sete pontos, também tem boas chances de classificação. Sua principal adversária agora é a Tailândia, sexta colocada com seis pontos. Já a Polônia, que ocupa a terceira posição, está bem próxima de uma vaga, tendo apenas a República Dominicana como possível adversária.

Além de Sérvia e Japão, estão classificados para as Olimpíadas: Itália, Brasil, Estados Unidos, Argélia, Cuba, Venezuela, Rússia e China (país-sede).

Compartilhe: