UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/05/2008 - 10h15

Brasileiras perdem, mas ainda tentam vaga na semi em Osaka

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O segundo dia da chave principal da etapa de Osaka do Circuito Mundial de vôlei de praia não foi tão proveitoso para as duplas brasileiras. Todos os times sofreram derrotas, mas três deles ainda estão na briga pelo título no Japão.

FIVB/Divulgação
Ana Paula e Shelda estão a apenas uma vitória das semifinais da etapa de Osaka
Em duelo nacional nas oitavas-de-final, Ana Paula e Shelda derrotaram as compatriotas Renata e Talita por 2 a 1 (17-21, 21-18 e 15-11), em 54 minutos. O confronto colocou frente a frente duas duplas que brigam diretamente pela segunda vaga brasileira em Pequim, já que o primeiro posto dificilmente sairá das mãos de Juliana e Larissa.

"Foi muito importante para nós derrotar Renata e Talita. Foi a primeira vez que as superamos no Circuito Mundial", comentou Ana Paula. "Queremos muito disputar os Jogos Olímpicos, mas ainda temos uma longa vantagem para tirar em relação a elas", afirmou, referindo-se à diferença de 2.220 pontos entre as duas parcerias.

Em seguida, porém, Ana Paula e Shelda não repetiram o bom desempenho e caíram diante das australianas Barnett e Cook por 2 a 0 (24-22 e 21-12) em 47, minutos. Para alcançarem uma vaga na semifinal, terão de passar antes pela repescagem, mas em apenas uma partida.

"Não podemos bobear. Temos de manter o foco na busca pela vaga na semifinal. Nossas adversárias são fortes e todos os detalhes serão importantes", disse Ana Paula, medalha de ouro na etapa de Osaka em 2003 e 2005. Nas três primeiras etapas desta temporada, a dupla foi bem. Ana Paula e Shelda foram medalhistas de bronze em Adelaide, quarto lugar em Xangai, e vice-campeãs na Coréia.

Renata e Talita tiveram percurso semelhante nesta sexta. Depois de perderem para as compatriotas, bateram as belgas Van Breedam e Mouha por 2 sets a 1, de virada, parciais de 14-21, 21-17 e 15-7. Amanhã, iniciam a repescagem diante de mais uma dupla brasileira, Juliana e Larissa, que também perderam um jogo e venceram outro nesta sexta.

No primeiro duelo do dia, as tricampeãs mundiais caíram justamente diante das australianas Barnett e Cook, que mais tarde venceriam Ana Paula e Shelda. As brasileiras venceram o primeiro set, mas perderam os dois seguintes e o jogo por 2 a 1: 19-21, 21-16 e 16-14. Em seguida, superaram as norte-americanas Wacholder e Turner, permanecendo vivas na disputa.

A quarta dupla brasileira em Osaka, Ágatha/Shaylyn, começou o dia na repescagem, já que havia perdido um jogo na rodada inaugural. O time bateu as mexicanas por Candelas e Garcia por 2 a 0. Em seguida, porém, a dupla parou diante das belgas Van Breedam e Mouha (2 sets a 0) e foi eliminada da competição. Foi a primeira chave principal de Ágatha e Shaylyn na temporada 2008 do Circuito Mundial.

*Atualizada às 11h30

Compartilhe: