UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/05/2008 - 13h42

Scheidt e Prada ocupam terceira posição na Holanda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada passaram a ocupar o terceiro lugar no torneio Delta Lloyd Regatta, a antiga Holland Regatta, na classe Star, após terminarem o primeiro dia de prova na liderança.

Divulgação/ZDL
Robert Scheidt e Bruno Prada assumem 3º lugar na regata disputada na Holanda
A dupla está usando a competição nível 1 da Federação Internacional de Vela para ganharem ritmo de regata visando a Olimpíada de Pequim, em agosto.

Com uma flotilha de 23 barcos da classe, 11 dos quais classificados para os Jogos da China, o segundo dia do evento teve mais duas regatas. Na primeira, a dupla brasileira terminou em quarto lugar e, na segunda, cruzou na 14ª colocação, posição inicialmente descartada.

"Tivemos atuação discreta e não conseguimos tirar a velocidade desejada do novo barco. Descartamos o 14º lugar e agora não podemos errar mais", comentou Scheidt, que estava feliz com a primeira e quarta colocações de quarta-feira. "A competição está muito embolada ainda e as regatas desta sexta-feira serão, certamente, decisivas."

No geral, Robert e Bruno somam nove pontos perdidos e estão atrás dos suíços Flávio Marazzi e Enrico de Maria, com seis pontos, e dos neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, com oito.

Com ventos fracos, variando entre 6 e 8 nós, e uma temperatura um pouco melhor (começou com 16 e terminou com 18 graus centígrados), Flávio Marazzi e Enrico de Maria venceram a quarta regata da competição (a segunda do dia), enquanto Hamish Pepper e Carl Williams ganharam a terceira prova.

A competição prossegue com duas regatas por dia e com descarte já valendo. No domingo, a Regata da Medalha reunirá apenas os dez primeiros colocados e, com pontuação dobrada, define o campeão.

Os poloneses Mateusz Kusnierewicz e Dominik Zycki, campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional, ocupam a quarta colocação, também com nove pontos perdidos. Já os italianos Diego Negri e Luigi Viale, vice-campeões mundiais em Miami, estão em sétimo lugar, com 19.

Enquanto isso, na classe 49er os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte perderam a vice-liderança e aparecem em quinto lugar. Os líderes são os italianos Pietro Sibello e Gianfranco Sibello.

Já na 470, os brasileiros aparecem bem mais abaixo na classificação. Fabio Pillar e Samuel Albrecht estão em 26º com 111 pontos descartados contra dez dos líderes Nicolas Charbonnier e Olivier Bausset, da França.

Na Finn, Eduardo Couto se mantém entre os dez melhores, aparecendo na nona colocação, uma atrás da que ocupava no dia anterior. Completando a participação masculina brasileira, Bruno Silva é o 38º colocado na Laser.

No feminino, as brasileiras estão indo bem. Fernanda Oliveira e Isabel Swan estão na vice-liderança da classe 470, com 20 pontos de descarte contra 15 das líderes Giulia Conti e Giovanna Micol, da Itália.

Compartilhe: