UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 11h18

Sérvia e Japão seguem invictos no Pré-Olímpico feminino de vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O quarto dia de partidas do Pré-Olímpico de vôlei feminino, disputado em Tóquio, no Japão, confirmou a invencibilidade das seleções da Sérvia e do Japão, que lideram a busca pelas quatro últimas vagas para Pequim.

As duas equipes seguem invictas com oito pontos após quatro vitórias, com a Polônia em terceiro lugar, com sete. A Coréia do Sul é atualmente a quarta, com seis pontos ganhos, seguida de Tailândia, República Dominicana e Porto Rico, embolados com cinco pontos. O lanterna do torneio é o Cazaquistão, que tem 4 pontos.

Para o Japão, a situação é ainda mais confortável, já que o torneio classifica os três primeiros e mais o melhor asiático. Mesmo que haja asiáticos entre os três primeiros, o melhor do continente fora destes também irá a Pequim.

Medalhistas de bronze no Mundial de 2006, as sérvias fizeram a quarta vítima, a Tailândia, aproveitando um de seus principais trunfos, a altura de suas jogadoras (média de 1,85 m). Com isso, teve como principais atacantes Jelene Nikolic, de 1,94 m, e Jovana Brakocevic, de 1,96 m, para fazer 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-23, 25-15.

"A partida foi mais fácil do que imaginávamos", disse o técnico sérvio, Zoran Terzin. "É muito bom chegar a essa situação, mais tranqüila." Já o comandante tailandês, Nataphon Srisamutak, lamentou os erros de defesa.

Campeão asiático, o Japão continuou sua campanha vitoriosa em casa frente à República Dominicana. Depois de um início de jogo equilibrado, em que cederam um set, as japonesas mostraram mais segurança e obtiveram domínio da partida para selar a vitória por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 18-25, 25-16, 25-21.

"Jogamos do jeito como tínhamos treinado. Estamos estabelecendo nosso próprio estilo de jogo e isso é muito importante, ainda mais atuando contra adversários tão diferentes", comentou o técnico do Japão, Shoichi Yanagimoto.

Já o duelo entre Polônia e Coréia do Sul comprovou a força da equipe européia, que precisou de pouco mais de 1 hora para fechar com 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-19, 25-16. Completando os jogos do dia, Porto Rico sofreu para derrotar o Cazaquistão e conquistar sua primeira vitória no Pré-Olímpico, por 3 sets a 2, (25-19, 15-25, 25-22, 23-25, 15-13).

Até agora estão classificadas para as Olimpíadas as seleções do Brasil, Itália, EUA, Argélia, Rússia, Cuba e Venezuela. A China, como país-sede, também tem a vaga garantida.

Compartilhe: