UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 10h49

Briga por segunda vaga olímpica move duplas brasileiras na Croácia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Muito mais que os US$ 28 mil (R$ 46 mil) oferecidos aos vencedores do torneio, são os 600 pontos reservados aos campeões que despertam a cobiça dos brasileiros Márcio-Fábio Luiz e Pedro Solberg-Harley no Aberto da Croácia, quinta etapa do circuito mundial de vôlei de praia e cuja chave principal será aberta nesta quinta-feira na capital Zagreb.

As duas parcerias brigam pela segunda vaga brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, já que a primeira só escapará das mãos dos atuais medalhistas de ouro Ricardo e Emanuel em caso de um improvável desastre.

O critério de seleção leva em conta os oito melhores resultados de cada time no circuito mundial no período compreendido entre 1º de janeiro de 2007 e 20 de julho de 2008. Vice-campeões nos últimos três anos, o cearense Márcio e Fábio Luiz abriram a temporada com 600 pontos de vantagem sobre o carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley. No entanto, a partir de então, a diferença só despencou, atingiu o patamar mais baixo desde o início da corrida no final de semana e não passa agora de 180.

As fases distintas atravessadas pelas duplas ajudam a explicar o quadro de quase igualdade. Enquanto Pedro Solberg e Harley venceram três das quatro etapas de 2008 e cinco das sete últimas do circuito mundial, considerando-se o final do calendário passado, Márcio e Fábio Luiz triunfam desde o Grand Slam de Berlim, em julho de 2007.

"Não estamos jogando mal, mas talvez levando um pouco de azar. Na semana passada, em Roseto degli Abruzzi, perdemos o tie break para os alemães Brink e Dieckmann fazendo uma grande partida, decidida em dois saques que tocaram na rede e caíram em nossa quadra após várias trocas de bola", lembrou Márcio.

É no retrospecto nos Grand Slams - torneios com pontuação e premiação superiores - que está lastreada a superioridade numérica de Márcio e Fábio Luiz. Além de Berlim, ganharam também o de Stavanger (Noruega), que se somou ao Aberto de Roseto degli Abruzzi como os pontos altos da campanha. Pedro Solberg e Harley venceram o dobro de torneios, mas todos abertos.

"Estamos dando um passo por vez e procurando aproveitar as oportunidades. Eles ainda são os favoritos", observou Pedro Solberg, que tem no currículo o bicampeonato mundial sub-21.

Compartilhe: