UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 09h07

Sem visto, Monsalve atrasa treinos da seleção de basquete

Por Adalberto Leister Filho
Da Folhapress
Em São Paulo
Um empecilho burocrático irá atrasar a programação da seleção masculina de basquete em três dias. Tudo porque o técnico da equipe, o espanhol Moncho Monsalve, ainda não conseguiu visto de trabalho para exercer a função no Brasil.

"Já tinha enviado cópia de passaporte, ficha policial, experiência acadêmica e os contratos firmados com a CBB [Confederação Brasileira de Basquete]. Agora pediram documento referente à minha experiência profissional", conta Moncho.

O novo requerimento - que não havia sido pedido antes - alonga ainda mais todo o processo, iniciado há dois meses.

"Já peguei o material sobre minha experiência com a federação espanhola, Comitê Olímpico Internacional e Fiba [Federação Internacional de Basquete]. Espero que tudo chegue à CBB entre hoje [ontem] e amanhã [hoje]. Eles vão enviar o material a Brasília", relata o espanhol.

Ele espera ter a liberação para trabalhar no país até 5 de junho. Inicialmente, pretendia chegar ao Brasil no dia 2.

Nesta quarta, Moncho convoca a seleção que irá treinar para o Pré-Olímpico Mundial, na Grécia, em julho. O torneio é a última chance de a seleção assegurar classificação para Pequim - haverá três vagas em disputa.

O treinador chamará 15 atletas, entre eles o pivô Nenê, do Denver, que se recuperou de câncer no testículo. "Não sei qual vai ser a decisão dele, mas vou convocá-lo", diz Moncho.

As outras dúvidas do técnico também se referem a pivôs. Já Baby faz trabalho de recuperação no Paulistano - passou por artroscopia no joelho direito em março.

"Quero conversar com o Diego [Jeleilate, preparador físico da seleção e do clube paulista] para saber da condição dele."

Leandrinho, Anderson Varejão, Marcelinho Huertas, Marcelinho Machado, Valtinho, Alex, Guilherme Giovanoni, Tiago Splitter, Duda, Marcus Vinícius, Caio Torres, Jonathan e Murilo são os outros nomes da lista do treinador.

Nesta quarta também haverá a convocação do técnico Paulo Chupeta para o Sul-Americano, em julho. "Quero que uns três atletas do Sul-Americano também disputem o Pré-Olímpico", disse Moncho, cuja escolha deve ficar entre Duda, Jonathan, Caio Torres e Marcus Vinícius.

Compartilhe: