UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/05/2008 - 10h55

Rebeca Gusmão é suspensa por dois anos e está fora de Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A nadadora Rebeca Gusmão foi suspensa pelo Painel de Doping da Fina (Federação Internacional de Natação) por dois anos e com isso perde a chance de disputar as Olimpíadas de Pequim. A decisão foi informada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) nesta quinta-feira.

Folha Imagem
Rebeca concedeu entrevista coletiva nesta semana, e estava confiante pela absolvição
DELEGAÇÃO DE NATAÇÃO
COMENTE A SUSPENSÃO DE REBECA
PÁGINA DE OLIMPÍADA
A entidade brasileira informou que foi comunicada pela Fina que a decisão deve ser efetivada imediatamente, e a suspensão da atleta passa a valer oficialmente desde o dia 2 de novembro de 2007, data em que foi afastada das competições preventivamente. O exame que condenou a nadadora data do dia 13 de julho, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Apesar da decisão desfavorável, o advogado da nadadora, Breno Tannuri, confirmou que irá recorrer. "Vamos entrar com apelo no CAS (Corte Arbitral do Esporte) e pedir que o processo seja analisado. Se o pedido for aceito, vamos pedir que isso seja feito com urgência", disse o advogado, que minimizou a derrota judicial. "Vamos seguir tentando. Se a duas horas da Olimpíada ainda tivermos alguma chance de reverter, vamos recorrer."

Tannuri disse que já conversou com a nadadora, e que ela não está desanimada. "Sabíamos que isso poderia acontecer, mas não foge dos nossos planos, estávamos preparados", acrescentou o advogado. De acordo com a assessora de Rebeca, a atleta não pretende fazer novo pronunciamento após a coletiva realizada na segunda-feira.

Na sexta-feira passada, Rebeca escapou do primeiro processo, de exame que datava de 2006. O CAS (Corte Arbitral do Esporte), se considerou sem jurisdição suficiente para julgar o caso, e reencaminhou o processo à Fina.

No parecer oficial, divulgado no site da entidade, o CAS informou que, em 2006, a nadadora passou por um controle de doping que acusou resultados anormais, mas que Rebeca não seria punida devido à degradação sofrida por sua urina, o que impossibilitaria uma comprovação da análise.

Primeira campeã pan-americana do Brasil, Rebeca Gusmão conquistou o feito nos 50 m livre do torneio, bateu recordes sul-americano e pan-americano, com o tempo de 25s05, marca bem abaixo do índice olímpico da distância, 25s43. Nos 100 m livre, Rebeca faturou o ouro com recorde pan-americano, 55s17, tempo que também valeria para Pequim (índice olímpico é 55s24). A nadadora ainda ajudou dois quartetos femininos: o 4 x 100 m livre, que levou a medalha de prata, e o 4 x 100 m medley, que ficou com o bronze.

Com o estouro da suspeita do caso de doping, no entanto, a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) puniu a nadadora após o primeiro exame, que indicou diferentes DNAs e apontou fraude nos testes antidoping. A entidade ainda cassou as medalhas e os tempos obtidos na competição continental, o que a impossibilitou de usá-los como classificatórios para os Jogos Olímpicos.

Rebeca Gusmão fez parte da delegação que competiu em Atenas-2004, em suas duas provas individuais. Nos 50 m, obteve seu melhor resultado, 11º lugar. Nos 100 m livre, foi eliminada ainda na primeira fase. Além disso, Rebeca nadou o 4 x 100 m livre que ficou em também na 11ª colocação.

Compartilhe: