UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 17h44

Luiza Almeida garante vaga no adestramento e deve ser a mais nova em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A jovem amazona Luiza Almeida assegurou nesta sexta-feira a classificação para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim no adestramento. Com o resultado obtido na hípica de Santo Amaro, a atleta de 16 anos será a mais jovem a disputar a modalidade em uma Olimpíada, segundo a Confederação Brasileira de Hipismo.

Folha Imagem
Luiza Almeida foi chamada na véspera do Pan-07 e levou bronze por equipes no Rio
ATLETAS DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA
MAIS NOTÍCIAS DE HIPISMO
Luiza também deve ser a atleta mais jovem da delegação brasileira na China. Ela é um mês mais nova que Mayra Aguiar, do judô, que era a mais jovem no país confirmada em Pequim.

Para sacramentar a vaga com a montaria Samba, Luiza precisou conquistar um índice superior a 64%, mínimo exigido pela Federação Eqüestre Internacional (FEI). Esta foi a última seletiva olímpica disputada em território nacional.

Luiza foi avaliada por um júri de nível O (grau máximo da FEI). Ela conquistou um índice de 66,458% do juiz Gary Rockwell, 64,475% de Bernard Maurel, e 64,167% de Elizabeth McMullen.

A amazona já havia conquistado o índice na seletiva anterior. Porém, só garantiu a vaga agora porque precisava repetir a pontuação mínima duas vezes em seletivas distintas, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Hipismo.

Bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano passado, a amazona se junta agora a Rogério Clementino, único brasileiro que estava garantido em Pequim no adestramento até esta sexta-feira.

Ainda restam duas vagas em aberto na equipe brasileira, uma de titular e outra de reserva. Para conseguir o lugar no time, o restante dos atletas precisará disputar outras competições na Europa.

Luiza Tavares chegou a ser dispensada pelo técnico sueco Eric Lette para a disputa do Pan. Entretanto, na véspera do primeiro dia da competição ela foi convocada para substituir Jorge Rocha, que teve uma intoxicação alimentar e foi cortado da competição. Além de ajudar na conquista da medalha de bronze por equipes, ela ficou em 15º lugar na classificação individual.

Compartilhe: