UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/05/2008 - 17h24

Para Êga, Sul-Americano servirá de teste para Pré-Olímpico Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Uma das jogadoras mais experientes do atual elenco da seleção brasileira feminina de basquete, a ala-pivô Êga se prepara para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre os dias 23 e 29 de maio no Equador. Mas a prioridade é o Torneio Pré-Olímpico Mundial, que acontece na Espanha de 9 a 15 de junho.

CBB/Divulgação
Uma das mais experientes da seleção, ala-pivô Êga busca vaga em sua 1ª Olimpíada
OUTRAS NOTÍCIAS DE BASQUETE
"As partidas servirão para ganharmos entrosamento e como teste para ver como lidamos com as situações reais de jogo. Também vamos ter chance de corrigir as falhas antes de chegar no Pré-Olímpico. Mas é claro que queremos ser campeãs para começar com o pé direito a caminhada para Pequim", disse Êga.

O Pré-Olímpico Mundial é a última tentativa da seleção brasileira para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de agosto. O Brasil estréia na competição dia 10 de junho, contra as Ilhas Fiji. No dia seguinte, encerra sua participação no Grupo C diante da Espanha.

"Acredito no grupo do Brasil e temos chances de ficar com uma das cinco vagas. O jogo chave é o do cruzamento das quartas-de-final, que deverá ser contra Cuba ou Bielo-Rússia", analisa a jogadora tetracampeã sul-americana (2001, 2003, 2005 e 2006).

"Não importa o adversário, temos que manter a concentração durante toda a competição e pensar em um adversário por dia. O Pré-Olímpico é um torneio de curta duração e não vamos ter tempo para lamentações. Precisamos ter maturidade para enfrentar as dificuldades que aparecerem e seguir em frente."

Após se machucar durante a preparação para a Olimpíada de Atenas-2004, Êga busca a vaga olímpica pela primeira vez. "Daqui a quatro anos, não sei se vou ter essa chance. Agora é o momento. Com certeza, vou estar 100% para brigar pela vaga e por uma medalha", afirma a ala-pivô.

O embarque para o Equador, para disputar o Sul-Americano, está previsto para o dia 20. De lá, a comissão brasileira deve seguir para a Europa. No dia 5 de junho, a equipe ainda disputa um amistoso contra a China, em Madri.

"O Sul-Americano será um bom começo de temporada. Temos que nos unir para superar as dificuldades e fazer o time crescer. O Brasil é sempre favorito ao título, tanto pela tradição como pelo nível técnico. O principal adversário é a Argentina. Elas têm um time bem montado, chato de jogar contra", analisou Êga.

Compartilhe: