UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/05/2008 - 15h52

Hoyama estréia contra rival de El Salvador nesta quinta

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O mesatenista Josué Donado, de El Salvador, será o primeiro adversário do brasileiro Hugo Hoyama na disputa do último Pré-Olímpico da modalidade, que começa nesta quinta-feira em Budapeste, na Hungria.

Donado é o atual 617º colocado do ranking mundial e só disputou eventos para juniores nesta temporada. Os dois se enfrentam às 6h30 (horário de Brasília) pela primeira rodada do grupo 14.

Em seguida, Hoyama terá pela frente o sul-africano Theo Cogill, atual 817º, e encerra a participação na primeira fase contra o húngaro Daniel Zwickl, teoricamente o favorito para vencer a chave, já que ocupa a 134ª colocação do ranking, 25 postos a frente do brasileiro.

Único brasileiro na disputa, o veterano mesatenista chegou nesta quarta-feira à capital húngara. "A viagem foi longa, mas a vontade de lutar pela vaga supera o cansaço. O Daniel Zwickl, com certeza, será o mais forte. Mesmo assim, tenho que jogar firme e bem concentrado contra todos", definiu Hoyama.

O brasileiro espera ficar em primeiro lugar no grupo para evitar ter de disputar um jogo eliminatório a mais. "Todos os segundos colocados de cada grupo disputarão uma partida entre eles e só os vencedores irão para a segunda fase", explicou o mesatenista, que tem em seu currículo as participações nos Jogos de Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004.

O evento na Hungria é a última chance de Hoyama conquistar a vaga olímpica para o torneio individual, que já conta com os brasileiros Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Para isso, ele precisa ficar entre os três primeiros do evento em Budapeste, mas terá de superar nomes como o belga Jean-Michel Saive, ex-número um do mundo, e o romeno Adrian Crisan, atual 17º do ranking.

Se fracassar, o mesatenista pode ainda garantir o lugar na equipe brasileira, que ainda tem uma vaga aberta. No feminino, o Brasil não terá representantes na Hungria e a única classificada para os Jogos é Mariany Nonaka.

Compartilhe: