UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/05/2008 - 16h24

Sem "estrangeiras", Brasil inicia exames no Rio de Janeiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira feminina de basquete abriu nesta segunda-feira a sua preparação para o Pré-Olímpico da Espanha, que será realizado entre 9 e 15 de junho. Das 17 convocadas pelo técnico Paulo Bassul, dez iniciaram os exames médicos e testes físicos no Rio de Janeiro.

A SELEÇÃO DE BASSUL
Érika (Pivô) - Atlanta (WNBA/EUA)
Mamá (Ala-pivô) - Villeneuve (FRA)
Kelly (Pivô) - Extremadura (ESP)
Graziane (Pivô) - Mizo Pécs (HUN)
Êga (Ala-pivô) - Zaragoza (ESP)
Franciele (Ala-pivô) - Zaragoza (ESP)
Karina (Pivô) - Catanduva (SP)
Tatiana (Ala) - Ourinhos (SP)
Iziane (Ala) - Atlanta (WNBA/EUA)
Chuca (Ala) - Ourinhos (SP)
Micaela (Ala) - Ourinhos (SP)
Jaqueline (Ala-armadora) - Sport (PE)
Karen (Ala-armadora) - Ourinhos (SP)
Karla (Ala-armadora) - Catanduva (SP)
Adrianinha (Armadora) - Gospic (CRO)
Claudinha (Armadora) - Clermont (FRA)
Natália (Armadora) - Catanduva (SP)
Nesta primeira etapa, o treinador conta com nove jogadoras que atuam no Brasil e a ala Êga, que defende um time da Espanha. As primeiras atividades foram realizadas na Unidade Arpoador do Laboratório Lâmina.

"Inicialmente os treinos serão realizados com dez atletas. As quatro que estão na Europa (Adrianinha, Claudinha, Graziane e Mamá) se juntarão ao grupo à medida que for terminando a participação de suas equipes nos campeonatos", explicou Bassul.

Já as outras três (a ala Iziane e as pivôs Kelly e Érika) só devem se juntar à seleção na Espanha, após encerrarem a temporada na WNBA. "Vamos primeiro observar as jogadoras e trabalhar a parte física, fundamentos e um pouco de tática, priorizando a defesa", apontou o treinador.

Agora, a maior preocupação está com o médico da seleção, Carlos Eduardo Marques. "Essa avaliação pré-participação busca eliminar possíveis patologias de risco como arritmia cardíaca, aneurisma, distúrbio metabólico (diabetes) e tireóide. Com isso, preservamos a integridade física das atletas. Além dos exames laboratoriais, fizemos ultra-sonografia do abdome, ecocardiograma, eletrocardiograma com 12 derivações, teste de gravidez, raio X do tórax e ergoespirometria", revelou.

Após os exames, a seleção volta aos trabalhos nesta terça-feira, quando inicia o trabalho de musculação na parte da manhã e treina com bola em dois períodos. O Pré-Olímpico é a última chance de classificação para o Brasil e a seleção está no grupo C, ao lado de Ilhas Fiji e Espanha.

Compartilhe: