UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/04/2008 - 11h09

Com cinco vagas no boxe, Brasil luta contra lesão por mais duas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um dos grandes destaques do Pré-Olímpico da Guatemala, última chance de classificação da modalidade para as Olimpíadas de Pequim, o time olímpico do Brasil pode voltar ao país com até sete vagas no torneio Chinês. Na última terça-feira, quatro brasileiros se classificaram e mais dois ainda seguem com chances.

Os classificados são Paulo Carvalho (48 kg), Robenilson Vieira (51 kg), Robson Conceição (57 kg) e Everton Lopes (60 kg), todos garantidos nas finais. O meio-pesado (81 kg) Washington Silva já estava classificado, no primeiro Pré-Olímpico continental.

As duas últimas esperanças são Hamilton Ventura (91 kg), na final dos pesados (a categoria classifica apenas o campeão), e Myke Carvalho (64 kg), que luta pelo bronze. Os dois, porém, têm grandes desafios pela frente. Após derrota para o dominicano Manuel Diaz, Myke terá de se recuperar para lutar pela classificação contra o argentino Gumersindo Carrasco.

Hamilton, que venceu a semifinal contra o canadense Jacques Lois-Sylveira por 11 a 5, disputará a vaga contra o colombiano Julio Deivi. O brasileiro, porém, se contundiu e, segundo o site da Confederação Brasileira, pode não competir.

Já Yamaguchi Falcão (75 kg) e Gleison Abreu (+ 91 kg) estão fora das Olimpíadas. Falcão foi batido pelo norte-americano Shawn Estrada por 12 a 7 e Abreu perdeu para o colombiano Oscar Rivas por 6 a 5. Nas duas categorias, apenas os finalistas se classificavam. Campeão Pan-Americano, Pedro Lima foi o único brasileiro a não chegar às semifinais na Guatemala.

Mesmo com fracassos de Myke Carvalho e Hamilton Ventura, o Brasil já igualou o número de atletas classificados para Atenas-2004. Na Grécia, o pais teve cinco lutadores no ringue: Washington Silva, também classificado para Pequim-2008, Alessandro Matos, Edvaldo Oliveira, Glaucélio Abreu e Myke Carvalho.

Compartilhe: