29/04/2008 - 16h44
Brasil inscreve quatro times e incha Copa do Mundo mineira
Do UOL Esporte
Em São Paulo
A etapa da Copa do Mundo de judô, que começa no próximo sábado em Minas Gerais, já tinha recorde de países participantes. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Judô inchou ainda mais o evento, confirmando a participação de quatro equipes do país no evento, que será disputado em Belo Horizonte.
Lutam na capital mineira a seleção olímpica, o time B e as seleções sub-23 e júnior, entre homens e mulheres. No total, serão 53 atletas brasileiros lutando por medalha em Minas. "A oportunidade que os mais jovens têm hoje em dia de treinar com a gente é muito boa. Isso era bem raro quando fiz parte das seleções de base. Mas, na hora da competição, não pode dar mole. A molecada entra para vencer", diz Denílson Lourenço, titular do peso ligeiro da equipe olímpica.
Além dos brasileiros, a organização já confirmou a presença de equipes de 21 países, incluindo Cuba, França e Portugal. Para a equipe olímpica brasileira, a Copa do Mundo serve de preparação para Pequim-2008. A seleção B usa o torneio para se manter em alto nível, pois os reservas precisam estar preparados em caso de substituição. Para os atletas da Sub-23 e Júnior, o objetivo é ganhar mais experiência em competições internacionais.
No ano passado, o evento serviu como desempate da seletiva para os Jogos Pan-Americanos do Rio. "No ano passado, confesso que nem consegui curtir o evento e me soltar. Desta vez, será um evento importante na preparação para os Jogos Olímpicos e quero buscar um bom resultado", diz Denílson.
Para o coordenador técnico das categorias de base, Josué Moraes, a experiência adquirida pelos atletas em eventos como a Copa do Mundo de BH é importante. "Treinar e competir com atletas de alto nível é fundamental. A melhora acontece em muitos sentidos, principalmente no que diz respeito à auto-estima", explica Moraes.