UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/04/2008 - 23h26

Pedro Lima perde, mas Brasil segue bem no Pré-Olímpico de boxe

Das agências internacionais
Na Guatemala
O Brasil não está mais invicto no Pré-Olímpico de boxe, disputado na Guatemala. Neste domingo, o campeão dos Jogos Pan-Americanos Pedro Lima (69 kg) foi derrotado e deu adeus às chances de disputar as Olimpíadas de Pequim. Ainda assim, a seleção nacional vai bem na disputa, depois de vencer em outras três categorias.

EFE
Pedro Lima (d) perdeu para Jhonson e está fora dos Jogos Olímpicos de Pequim
SAIBA TUDO SOBRE OLIMPÍADAS
VEJA FOTOS DO PRÉ-OLÍMPICO
Pedro Lima protagonizou a grande surpresa do dia ao ser superado pelo boxeador das Bahamas Taurino Jhonson. O brasileiro não resistiu à velocidade do adversário e foi superado por 10 a 6, em duelo válido pelas quartas-de-final do torneio.

Sem contar com nenhum atleta de Cuba ou Estados Unidos em sua categoria, Lima era a principal esperança da equipe brasileira na competição. Ele precisava ficar entre os dois primeiros para garantir a classificação às Olimpíadas.

Ainda assim, a seleção mantém ótimo desempenho na Guatemala, com mais três triunfos neste domingo. Robson Conceição (57 kg) foi o primeiro a avançar à semifinal ao superar o canadense Arash Usmanee por 21 a 7.

Yamaguchi Florentino (75 kg) foi outro a cumprir seu papel derrotando Francy Ntetu, também do Canadá, por 18 a 6. Já Hamilton Ventura (91 kg) venceu o mexicano Javier Torres em luta interrompida pelo árbitro.

Até o momento, a equipe de 11 boxeadores brasileiros contou com duas chances para assegurar a classificação à Pequim. A primeira delas aconteceu no Mundial de Chicago, em 2007, e a segunda aconteceu foi no Pré-Olímpico de Trinidad e Tobago, já neste ano.

Somente o meio-pesado Washington Silva (81kg) garantiu seu lugar na Olimpíadas até agora. Já na categoria até 54 kg, o Brasil não tem atletas em disputa, pois a participação dos lutadores no continente está fechada.

Desta vez, a comissão técnica brasileira formada por João Carlos Barros, Luiz Carlos Dorea e Cristiniano Rocha. Preferiu realizar três alterações na equipe que disputou o Pré-Olímpico de Trinidad e Tobago: Robenilson Vieira (51 kg), Hamilton Ventura (91 kg) e Gleison Abreu (acima de 91 kg) substituíram Julião Neto, Rafael Lima, Gidelson Oliveira.

Compartilhe: