UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/04/2008 - 23h37

Colômbia ameaça processar UCI pelo veto a Botero

Das agências internacionais
Em Bogotá (COL)
O Comitê Olímpico da Colômbia (COC) e a Federação Colombiana de Ciclismo criticaram a decisão da União Ciclística Internacional (UCI) de vetar a participação de Santiago Botero nas Olimpíadas de Pequim.

A entidade máxima do ciclismo proibiu o sul-americano, pois ele foi citado no escândalo da Operação Porto, no qual foi revelado um esquema para adulterar sangue e evitar problemas no doping. Botero foi acusado de realizar uma transfusão ilegal na Espanha, mas acabou sendo absolvido pela Federação Colombiana.

Campeão mundial da prova contra-relógio em 2002, o ciclista é tido como uma das esperanças de medalha de ouro em Pequim e ganhou o respaldo dos dirigentes do país para reverter a decisão da UCI. "Estamos com ele até as últimas conseqüências e se não deixarem ele correr, vamos processar a UCI", prometeu o presidente da Federação, Ettore Sangiovanny.

"O que me disse (Pat) McQuaid (presidente da UCI) foi que ele é uma ameaça. Isso me parece absurdo vindo da UCI, pois Botero está ligado supostamente à Operação Porto e não foi punido por este caso. Portanto, não há nada que o impeça de competir nas Olimpíadas", lamentou Sangiovanny.

Compartilhe: