UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/04/2008 - 13h33

Zé Roberto segue critérios e deixa Venturini de fora da seleção

UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico José Roberto Guimarães decidiu seguir os critérios da comissão técnica da seleção brasileira feminina de vôlei na convocação da equipe para a preparação para o Grand Prix e os Jogos Olímpicos. Assim, o treinador deixou de fora da lista a levantadora Fernanda Venturini.

AFP
Paula Pequeno é uma das ponteiras da lista convocada para a preparação olímpica
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM
Desde que veio a público o pedido de Venturini para disputar a Olimpíada de Pequim, Zé Roberto deu pistas de que a atleta não seria convocada. Primeiramente, em entrevista ao UOL Esporte, o treinador afirmou que seria usada a base dos últimos três anos. Depois, disse que Venturini não se enquadrava nos critérios da seleção, e que o nome da levantadora só estava sendo analisado porque ela era "fora de série".

Os critérios a que Zé Roberto se refere são: a jogadora tem que ser titular no seu time, estar em boa forma física, tem que ter participado do ciclo olímpico e ter aceitado todas as convocações para a seleção. Venturini não se enquadra na lista.

"Eu lamento, mas a Fernanda infelizmente não faz parte da convocação. Lamento muito por ela ser a jogadora que é, mas pelos critérios não seria justo com as outras jogadoras que participaram de todo o processo do ciclo olímpico", disse Zé Roberto, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

A levantadora, que participou das Olimpíadas de Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004, não joga desde o ano passado, quando disputou algumas partidas pelo Murcia, da Espanha. Pela seleção, a última partida de Venturini foi na disputa da medalha de bronze em Atenas.

As 14 jogadoras convocadas neste domingo vão treinar em Saquarema, no Rio de Janeiro. O Brasil irá realizar em junho três amistosos contra os Estados Unidos. Depois, vai disputar na Ásia o Grand Prix, na última etapa de preparação para a Olimpíada. Duas jogadoras deixarão o time antes da disputa dos Jogos em Pequim.

A relação tem a volta da ponta/oposta Mari, que havia sido cortada da delegação após os Jogos Pan-Americanos de 2007, e a ponta Valeskinha, que não era convocada desde 2006.

"A Mari é uma jogadora versátil. Posso utilizá-la em duas posições, como ponta e fazendo a função de oposto. Como ponteira, tem crescido bastante no voleibol italiano. Além disso, está em condições física e técnica muito boas", justificou.

"A Valeskinha vem para somar. Há dois anos falei que é interessante aproveitá-la na ponta. Na posição de meio-de-rede, ela também é importante, mas a altura limita um pouco essas ações".

A seleção feminina tentará em Pequim conquistar a medalha de ouro pela primeira vez. A equipe tem no currículo dois bronzes, obtidos em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Zé Roberto dirige o time desde 2003, e teve como melhores resultados os títulos do Grand Prix de 2004, 2005 e 2006, e o segundo lugar no Mundial de 2006, realizado no Japão.

Confira a convocação:

Levantadoras
Fofão
Carol Albuquerque

Pontas
Sassá
Paula Pequeno
Mari
Jaqueline
Valeskinha

Centrais
Walewska
Fabiana
Carol Gattaz
Thaisa

Opostos
Sheilla
Joycinha

Líbero
Fabi

Compartilhe: