UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/04/2008 - 03h06

Australiano leva o primeiro ouro do Estádio Olímpico de Pequim

Da EFE
Em Pequim (China)
O Estádio Olímpico de Pequim realizou nesta sexta-feira a primeira competição de sua história, uma marcha atlética de 20 quilômetros que foi conquistada pelo australiano Jared Tallent.

AFP
Competição de marcha atlética marca a inauguração do estádio Ninho de Pássaro
VEJA FOTOS DO ESTÁDIO OLÍMPICO
SAIBA MAIS SOBRE O NINHO
CONHEÇA OS BRASILEIROS COM VAGA
MAIS NOTÍCIAS DE OLIMPÍADAS
A medalha de prata ficou com o chinês Wang Hao, de apenas 18 anos, e o bronze foi para o mexicano Eder Sánchez.

O Estádio Nacional de Pequim é uma fabulosa obra de arte criada pelo estúdio suíço de arquitetura Herzog & de Meuron.

O local, no entanto, ainda tem de passar por retoques, devido à grande quantidade de cabos e pó em seu interior.

O estádio recebeu o apelido de "Ninho de Pássaro" por causa de seu aspecto exterior, no qual enormes barras de aço se entrelaçam aleatoriamente, formando a imagem de um ninho.

"Eu estou feliz com a prova, com o resultado, mas o certo é que tenho que fazer tudo de novo em agosto", disse Tallent, de 23 anos. "Ser o primeiro a ganhar no Ninho de Pássaro é um sentimento fantástico. Eu não podia estar mais feliz", acrescentou.

Enquanto Tallent disse não ter se incomodado com a qualidade do ar em Pequim, o terceiro colocado Eder Sánchez reclamou: "depois de 15 quilômetros, meus olhos estavam irritados eminha garganta dolorida", disse o mexicano.

Diante da reclamação dos atletas, os organizadores da Olimpíada já lançaram um plano para diminuir a poluição. A estratégia consiste em fechar fábricas de cimento, fundições e travar a escavação em centenas de projetos imobiliários da cidade, além da proibição da circulação de 3,3 milhões de carros na capital chinesa.

Compartilhe: