UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/04/2008 - 18h18

Mesatenistas garantidos em Pequim jogam Aberto do Brasil

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os mesatenistas Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Mariany Nonaka estão confirmados no XX Aberto do Brasil, que será disputado entre os dias 17 e 20 de abril, na Arena Telemig Celular, em Belo Horizonte. O torneio faz parte do Pro Tour, o circuito mundial que tem 18 etapas e é realizado ao longo do ano.

A quarta etapa da competição, organizada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, terá atletas da seleções brasileiras infantil, juvenil e adulta, das categorias feminina e masculina. Monteio, Tsuboi e Nonaka estarão presentes e têm vaga garantida na Olimpíada de Pequim.

Estão inscritos 151 mesatenistas, de 22 países, contando o Brasil. Desde a primeira edição, em 1984, a competição já reunia centenas de atletas de todas as partes do mundo. Do total de atletas deste ano, 33 são brasileiros, sendo 15 da categoria feminina e 17 da masculina.

Na história, a categoria masculina do Brasil soma de 18 medalhas (duas de ouro, 12 de prata e quatro de bronze). O já falecido Cláudio Kano é o maior medalhista do país, com um total de 13, com duas de ouro.

Hugo Hoyama vem em seguida, com 12 no total e também duas de ouro. Na categoria feminina, são 37 medalhas, com nove de ouro, nove de prata e 19 de bronze. O destaque é Mônica Doti, que possui 11 medalhas (três de ouro).

A 20ª edição da Aberto do Brasil também vai celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil. O país asiático trará uma delegação com 12 mesatenistas, entre eles os destaques Yoshida Kaii e Hiura Reiko.

Além deles, outros destaques internacionais virão ao Brasil. Chuan Chih-Yuan, de Taiwan, número 13 no ranking de abril, e o japonês Kan Yo, 17º são outros nomes de peso entre os homens, bem como Li Ching, de Hong Kong, e Oh Sang Eun (Coréia do Sul).

Jiang Huajun (7ª do mundo), sua parceira Lin Ling (10ª), e ainda Tie Yana (9ª) são os destaques femininos de Hong Kong. As japonesas Fukuhara Ai, 11ª colocada, e Hirano Sayaka, número 19 do ranking, formam outra forte dupla.

Compartilhe: