UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/03/2008 - 15h18

Holandesa quebra outro recorde e leva 3º ouro no Europeu de natação

Das agências internacionais
Em Eindhoven (HOL)
A holandesa Marleen Veldhuis garantiu, nesta segunda-feira, seu terceiro ouro no Campeonato Europeu de natação, disputado em Eindhoven. A nadadora local ainda conseguiu bater mais um recorde mundial, na prova dos 50 metros livres, acrescentando mais uma quebra a sua campanha na competição.

EFE
Marleen Veldhuis comemora ao registrar
o novo recorde mundial dos 50 m livre
NOVA PÁGINA DE PEQUIM-08 NO UOL
MAIS NOTÍCIAS DE NATAÇÃO
Veldhuis completou a final em 24s09, abaixando a marca de 24s13 que pertencia a sua compatriota Inge de Bruijn e foi registrada nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. A própria campeã olímpica, inclusive, participou da cerimônia de premiação desta segunda.

"Eu agora sou a mulher mais rápida do mundo na água, tanto em piscina curta quanto longa", comentou Veldhuis. "É fantástico competir diante de uma multidão em casa".

Na última terça-feira, a holandesa já havia ajudado sua equipe a bater o novo recorde mundial do revezamento 4 x 100 livre. Na quinta, ela ainda foi campeã dos 100 m livre.

A medalha de prata dos 50 m livre ficou com outra holandesa, Hinkelien Schreuder, que ficou exato meio segundo atrás da compatriota. A sueca Therese Alshammar, com 24s71, completou o pódio.

E Marleen não foi a única mulher a bater um recorde em Eindhoven nesta segunda. Quem também derrubou uma marca que dá durava dois anos foi a italiana Federica Pellegrini, campeã dos 400 m livre com 4min01s53. O antigo índice, registrado na última edição do Europeu, em Budapeste, pertencia à francesa Laure Manadou: 4min02s13.

Outro ouro para Bernard

A 'máquina' francesa Alain Bernard também voltou a triunfar nesta segunda-feira na piscina de Eindhoven. O nadador confirmou o favoritismo e garantiu o ouro nos 50 m livre com o tempo de 21s66. Dessa vez, porém, não conseguiu quebrar o recorde mundial que ele mesmo registrou nas semifinais, um dia antes. O francês ainda tem na sua conta o ouro e o novo recorde mundial dos 100 m livre.

O croata Duje Draganja completou o percurso de 50 m em 22s cravados e ficou com a prata. O sueco Stefan Nystrand levou o bronze ao registrar 22s16.

Compartilhe: