UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/03/2008 - 11h46

Sarkozy pede que a China tenha moderação no Tibete

Das agências internacionais

Em Paris (FRA)
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviou ao mandatário chinês, Hu Jintao, uma mensagem que pede a moderação e o fim da violência no diálogo com o Tibete, conforme comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira.

"O presidente Sarkozy pediu pela moderação e fim da violência, e enviou uma mensagem ao presidente Hu Jintao, comunicando sua emoção após os trágicos acontecimentos no Tibete", indicou o informe.

"Sarkozy expressa o desejo de que o diálogo iniciado há vários anos entre as autoridades chinesas e os representantes de Dalai Lama, se reiniciem rapidamente e se aprofundem. Todos os tibetanos deve ter a possibilidade de viver plenamente a sua identidade cultural e espiritual na República Popular da China", acrescentou o comunicado.

"O presidente francês expressou a disposição da França para facilitar o reinício do diálogo, em nome da associação estratégica franco-chinesa", concluiu o texto.

Coincidindo com o 49º aniversário da repressão de uma rebelião tibetana que forçou o exílio de Dalai Lama, as manifestações já duram duas semanas no Tibete e em outras regiões chinesas com maioria da população tibetana.

Segundo o último balanço oficial de vítimas anunciado no sábado, os protestos já causaram pelo menos 19 mortos, mas o governo tibetano assegurou no domingo que estão confirmados cerca de 130 mortos.

Compartilhe: