UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/03/2008 - 10h13

Previsão de chuva faz cerimônia da tocha ser antecipada

Das agências internacionais
Em Atenas (Grécia)
A cerimônia de acendimento da tocha foi antecipada em uma hora e começará às 11h (6h de Brasília) na cidade de Olímpia, na Grécia, por causa da previsão de chuva. Como a previsão é captar raios solares para que a tocha seja acesa com a ajuda de espelho convexo os organizadores acharam melhor alterar o horário.

Caso não seja possível utilizar este artifício, a chama será acendida com a ajuda de uma outra tocha, que já foi acesa neste domingo pelos raios solares.

Depois de ser acesa, a chama começara o percurso na cidade de Olímpia, palco das Olimpíadas da era antiga, percorrerá cerca de 1500 km na Grécia, antes de ser entregue aos organizadores da edição deste ano, na China.

A partir deste momento, a tocha passará por vários lugares ao redor do mundo antes de chegar a Pequim. Buenos Aires, na Argentina, será a única cidade da América do Sul a receber o revezamento da tocha olímpica. O Rio de Janeiro, que participou do evento em 2004, foi excluído neste ano.

A região da cidade de Olímpia, onde será feito o acendimento da tocha nesta segunda-feira, foi devastada no último verão europeu por uma série de incêndios. Por isso as autoridades locais determinaram uma operação para revitalizar o local antes da cerimônia. Na operação, 30 mil novas árvores foram plantadas.

Compartilhe: