UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/03/2008 - 08h48

Após teste em São Paulo, brasileiros focam índice para Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A elite da maratona brasileira estava reunida neste domingo na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Vanderlei Cordeiro e José Telles disputaram a Meia Maratona de São Paulo, enquanto Marílson Gomes assistiu à prova como convidado. A única ausência foi Franck Caldeira, inscrito, que alegou uma virose para não correr.

OS CANDIDATOS À VAGA DO BRASIL
Crédito
Vanderlei manda beijinhos para o público ao fechar em 2º lugar a Meia Maratona
Marílson dos Santos: Com 2h08min37s, está praticamente garantido. Tanto que não tem maratonas marcadas até Pequim-2008
José Telles: Segundo da lista (2h12min23s), ele vai tentar melhorar seu tempo na maratona de Roterdã/HOL, no dia 13/4
Vanderlei Cordeiro: O herói olímpico é o terceiro do ranking (2h12min53s) e corre em Turim/ITA, no dia 13/4, para garantir a vaga
Franck Caldeira: Campeão do Pan, ainda precisa melhorar seu tempo. Quinto do ranking (2h14min03), corre em Paris dia 6/4
FOTOS DA MEIA-MARATONA
MUTAI BATE VANDERLEI EM SP
Juntos, os maratonistas confirmaram seus planos para tentar defender o país nas Olimpíadas de Pequim. O Brasil terá três representantes na China. Até o momento, as vagas seriam de Marílson, Vanderlei e Telles. Caldeira, ouro no Pan do Rio, é o quarto da lista.

Herói brasileiro na Olimpíada de Atenas, quando mesmo atrapalhado por um manifestante conseguiu a medalha de bronze, Vanderlei terminou com a segunda colocação, atrás apenas do queniano Kiprono Mutai.

"Ainda não estou 100% fisicamente, mas senti novamente confiança em correr. Isso me deixa extremamente feliz para tentar uma das três vagas do Brasil para Pequim. Meu sonho é disputar a minha quarta Olimpíada", disse o atleta. "Só peço a Deus não ter mais lesões para me atrapalhar."

Aplaudido por torcedores e por participantes da prova em todo o percurso, Vanderlei prepara-se para tentar confirmar a vaga olímpica na Maratona de Turim, no dia 13 de abril, na Itália. "O carinho das pessoas é muito especial. Fico emocionado com muita gente gritando o meu nome, me incentivando. Não sei como agradecer."

Segunda da lista, Telles terminou em sétimo lugar. Ele vai tentar melhorar seu tempo na Maratona de Roterdã, no dia 13 de abril, no mesmo dia em que Vanderlei estará correndo em Turim. Franck Caldeira tem compromisso uma semana antes. Ele vai correr a maratona de Paris, no dia 6 de abril, para tentar melhorar seu tempo (veja os tempos no quadro ao lado).

Líder do ranking brasileiro de maratona, com a marca de 2h08min37s, Marilson prepara-se para disputar o Mundial de Cross Country, no dia 30, em Edimburgo, na Escócia. Ele ganhou os Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da especialidade.

"Consegui uma marca que me deixa tranqüilo para a Olimpíada e por isso não tenho nenhuma maratona prevista até Pequim. Vou usar o Mundial de Cross e o circuito europeu de meetings como preparação para Pequim", disse o brasiliense, primeiro sul-americano a vencer a Maratona de Nova York.

Feminino deve ter só uma vaga

Maria Zeferina Baldaia, que como Vanderlei enfrentou vários problemas de contusão, volta aos poucos à melhor forma. Campeã da São Silvestre de 2001, ela foi a brasileira mais bem colocada (terceiro lugar) na prova de fim de ano em 2007. "Acho que tive um excelente desempenho e acredito que estou em condições de sonhar com a Olimpíada", comentou a ex-bóia-fria.

Para o técnico Cláudio Castilho, Zeferina deve tentar a vaga na equipe olímpica brasileira na Maratona de Hamburgo, no dia 27 de abril, na Alemanha. "Ela é um caso muito especial. Por causa dos problemas anteriores, penso nela dia a dia. Ela está correspondendo muito bem e, se não tivermos nenhum contratempo, estará em condições de boa performance na Alemanha."

No feminino, porém, o Brasil deve ter apenas uma vaga na China. Nenhuma das maratonistas atingiu o índice A para prova, de 2h37s, o que limita a apenas um o número de participantes brasileiros na maratona feminina. As líderes da lista são Marizete dos Santos e Sirlene Pinho, ambas com 2h39min08s.

Compartilhe: