UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/03/2008 - 14h47

Ethiene fica em 7º nas barras em torneio preparatório para Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A jovem Ethiene Franco garantiu neste domingo o sétimo lugar na final da prova de barras assimétricas no L'International Gymnix 2008, evento amistoso de ginástica artística realizado anualmente em Montréal, Canadá. O torneio é o primeiro da temporada no caminho de preparação da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Na decisão, a ginasta de apenas 15 anos registrou 13,750 pontos. O ouro ficou com a canadense Kristina Vaculik (15,450), seguida pela compatriota Nansy Damianova (14,775). A norte-americana Mattie Larson (14,700) completou o pódio.

Na fase classificatória, disputada no sábado, Ethiene havia registrado a sexta melhor nota no aparelho: 13,450 pontos. A brasileira esteve próxima de chegar à final da trave, ficando em 10º lugar nas eliminatórias com 13,050 pontos. Na somatória das quatro provas individuais, a ginasta registrou 52,450 pontos e ficou na 10ª colocação no individual geral.

Ethiene não era a única brasileira na competição. Milena Miranda, de 16 anos, também participou do torneio, mas disputou apenas a prova de barras assimétricas e não teve um bom desempenho, ficando na última colocação.

O evento contou com a participação de atletas de seis países: Canadá, Brasil, Estados Unidos, Rússia, Bélgica e Austrália.

A próxima disputa internacional para ginastas da seleção permanente de ginástica artística será a etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo, entre os dias 11 e 13 de abril. O país não enviará representantes para a primeira etapa, em Doha (Qatar), a ser disputada ainda nesta primeira semana de março.

Ao todo, até os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, o Brasil participará de quatro rodadas da Copa e dois amistosos (o primeiro deles já realizado no Canadá).

Compartilhe: