UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/02/2008 - 17h10

Bruno Fontes vence regata e se classifica para Pequim na Laser

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil já tem o substituto de Robert Scheidt na classe Laser da vela nas Olimpíadas. O catarinense Bruno Fontes ficou com a vaga ao vencer a décima primeira regata da seletiva brasileira nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

Divulgação/ZDL
Bruno Fontes assegurou a vaga na classe Laser nos Jogos Olímpicos de Pequim
VEJA FOTOS DA REGATA
O velejador de 28 anos, 11º colocado no Mundial da classe (na Austrália, no início de fevereiro), já era líder da competição, realizada durante toda esta semana na Baía de Guanabara. Com a vitória desta sexta, ele confirmou a classificação para os Jogos Olímpicos da China mesmo com três regatas de antecedência.

"Vou realizar um sonho de criança. Desde pequeno sempre quis ir a uma Olimpíada. Treinei muito nestes últimos seis meses, disputei campeonatos fora do Brasil e estou há dois meses fora de casa, focado nessa pré-olímpica", comentou. "Hoje é o dia mais feliz da minha vida. O sol está brilhando para mim e espero que continue assim. Netuno mandou boas ondas e ventos. Deu tudo certo", brincou.

Favorito à vaga desde o início da competição, Fontes foi reserva do bicampeão olímpico Robert Scheidt em Atenas-2004. Agora, estará junto ao medalhista, que mudou de classe e vai a Pequim na classe Star, ao lado do parceiro Bruno Prada.

DUPLA DA TORNADO SEGUE MAL
Os brasileiros Bruno Di Bernaldi e Mario Tinoco, que disputam o Mundial da classe Tornado de vela, seguem longe da vaga olímpica para Pequim. Nesta sexta, eles ficaram em 25º e 34º lugares nas regatas e avançaram para o 33º posição na classificação geral.

Para estar garantida em Pequim, a dupla precisa ficar entre as quatro melhores ainda não classificadas. No total, 12 equipes já estão com passagem para a China: Argentina, Austrália, Bélgica, China, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Holanda, Espanha e Estados Unidos.
Fontes era o líder disparado da seletiva nesta quinta-feira. Sua pontuação era quase metade da conquistada pelo segundo colocado até a décima regata, Andreas Reinisch Perdicaris.

Com a vitória da primeira regata desta sexta, o catarinense firmou a passagem mesmo com Perdicaris na segunda colocação. Nesta tarde, Fontes desistiu de participar da última regata do dia depois de alcançar seu objetivo no Rio de Janeiro.

"Depois de descansar, vou conversar com os dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para traçar meus planos de treino e competições até Pequim. Quero fazer uma ótima preparação. Tenho reais chances de medalhas e pretendo manter essa tradição de bons resultados no iatismo brasileiro", disse.

A seletiva da Laser foi a única, de todas as categorias, que foi adiada para esta semana depois das disputas de Star, Finn, 470 feminina e RS:X masculina e feminina na semana passada.

A justificativa oficial é de que o Mundial da Laser, disputado na Austrália, coincidia com a seletiva. Para os velejadores, porém, com duas datas, a competição passou a permitir disputa dupla. Isso permitiria, por exemplo, que Scheidt disputasse a seletiva nesta semana caso não conquistasse a vaga na Star.

Resultados
11ª. regata
1 - Bruno Fontes
2 - Andreas Perdicaris
3 - Marco Grael
4 - Eduardo Couto
5 - Mateus Tavares

12ª. regata
1 - Eduardo Couto
2 - Andreas Perdicaris
3 - Mateus Tavares
4 - Phillip Wender
5 - Matheus Dellagnelo

Classificação final
1- Bruno Fontes, 22 pontos perdidos (5+1+4+1+1+3+1+1+4+1)
2- Eduardo Couto, 30 pp (6+2+3+3+1+4+4+2+4+1)
3- Andreas Perdicaris, 35 pp (3+1+2+5+4+2+6+8+2+2)
4- Guilherme Barbosa Lima, 55 pp (1+5+5+5+2+9+8+7+7+6)
5- Mateus Tavares, 57 pp (7+7+10+10+2+5+3+5+5+3)

Equipe olímpica de vela para Pequim*
49er - André Fonseca e Rodrigo Duarte
470 m - Fábio Pillar e Samuel Albrecht
470 f - Fernanda Oliveira e Isabel Swan
RS:X m - Ricardo Winicki, o Bimba
RS:X f - Patrícia Freitas
Finn - Eduardo Couto
Star - Robert Scheidt e Bruno Prada
Laser - Bruno Fontes
*Tornado e Laser Radial Feminino ainda têm chances de classificação para a Olimpíada

Compartilhe: