UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/01/2008 - 14h37

Velocista amputado desiste de competir nas Olimpíadas de Pequim

Das agências internacionais
Em Milão (Itália)
O velocista sul-africano Oscar Pistorious, que tem as duas pernas amputadas, desistiu de competir nas Olimpíadas de Pequim, em agosto, mas deve continuar sua luta para poder correr nos Jogos de Londres, em 2012. O corredor, estrela do circuito paraolímpico, participou do processo de seleção do time olímpico da África do Sul, mas sua participação foi vetada pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

Segundo a entidade, as próteses de carbono que Pistorius usa fornecem vantagem mecânica em relação aos competidores que correm sem próteses. O velocista apelou contra a decisão e está montando documentação científica sobre o processo. Nesta segunda-feira, porém, ele admitiu que não acredita que a decisão saia antes dos Jogos, que começa no dia 8 de agosto.

"Hoje eu não posso nem correr as seletivas. Não poderei competir em Pequim de qualquer maneira, então estou trabalhando para 2012", afirmou o velocista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. "Se a prótese me dá vantagem, eu mudo o desenho, para que ela não me dê vantagem. Eu não quero correr em melhores condições que os outros", completou.

A decisão da Iaaf foi baseada nos estudos do acadêmico alemão Gert-Peter Brueggemann, que afirmam que o impulso dado pelas chapas de carbono representam vantagem mecânica. Pistorius pediu para que a Iaaf estabelecesse o tipo de equipamento que ele poderia usar para competir nas seletivas olímpicas, mas não obteve resposta.

A grande aposta do velocista é em análises feitas por cientistas norte-americanos, que usaram os mesmos dados de Brueggemann e chegaram a conclusões opostas. Além disso, a fabricante das próteses afirmam que a "Chetaah" tem desenho passivo e, portanto, não produz energia.

Apesar da luta para conquistar o direito de competir, Pistorius ainda não tem índices para chegar às Olimpíadas. Sua melhore chance de classificação é a prova dos 400 m, na qual seu tempo é próximo do restante da equipe sul-africana.

Compartilhe: