Relatos das provas

Etiene se recupera de estreia ruim e avança; Léo de Deus passa para semi

Christophe Simon/AFP Photo
Etiene Medeiros, nadadora brasileira, se classifica nos 100 m livre da Rio-2016 imagem: Christophe Simon/AFP Photo

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os brasileiros Leonardo de Deus e Etiene Medeiros se recuperaram de estreias ruins na Rio-2016 e conseguiram classificações para semifinais da natação, na tarde desta quinta-feira (10). Etiene avançou nos 100 m livre feminino, prova na qual sua compatriota Larissa Oliveira foi eliminada, e Léo seguiu adiante nos 200 m costas.

Medeiros foi a primeira representante do país a cair na água e marcou 54s38, terceiro tempo de sua bateria e o 14º entre todas as competidoras. Larissa somou sua segunda eliminação no Rio, com 54s72. Leonardo de Deus quebrou recorde brasileiro e fez sua melhor marca da vida na distância, 1m57s. Será a segunda semi do nadador nesta edição olímpica - a outra foi dos 200 m borboleta. 

"Quando eu saí dos 200 m borboleta eu estava bem triste e bem chateado. Tive um dia para me recuperar, falei com meu técnico, falei com minha família e falei com meus amigos. Jogos Olímpicos são sobre superação, e foi isso que eu fiz aqui: em um dia, saindo de um resultado adverso, melhorei em uma prova em que eu nem estava treinando", disse Léo.

Etiene Medeiros, feliz com o resultado, também relatou como fez para se recuperar da estreia ruim, na saída da piscina. "Estou muito feliz. É uma prova em que eu aprendo coisas novas a cada dia. Foi diferente e foi muito bom [dos 100 m costas]. Quando cheguei, vi todo mundo gritando. Acho que eu estava sufocada. Eu, o público e minha família". 

No último domingo, Etiene havia sido eliminada dos 100 m costas, sua especialidade, com involução superior a dois segundos do seu melhor tempo na prova. Na oportunidade, evitou falar sobre o quanto o caso de doping que enfrentou recentemente a afetou.

Em maio deste ano, a brasileira foi flagrada por uso de Fenoterol, substância encontrada em medicamento para tratamento de asma. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), depois de analisar as provas, a inocentou, por entender que Medeiros não teve culpa. A decisão a permitiu competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, sorridente, lembrou do que passou depois da eliminação. "É chato, ninguém gosta de nadar mal. O pós-nadar mal é muito chato, e aí cada um tem um tipo de reação.  A psicóloga foi me visitar na Vila, como estava previsto - nadando bem ou nadando mal. Acho que eu consegui modificar muito rapidamente esse pensamento do resultado ruim". 

"Consertei algumas coisas que deram errado nos 100 m costas. Estou muito feliz por isso, e agora é ir para cima à noite", prosseguiu Etiene. A semifinal, para ela, está marcada para as 22h12. A de Léo de Deus será às 22h28. 

Revezamento feminino brasileiro é eliminado

Na prova dos 4x200 m livre feminino, o quarteto brasileiro formado por Manuella Lyrio, Jessica Cavalheiro, Gabrielle Roncatto e Larissa Oliveira foi eliminado. O time fez o sexto tempo de sua bateria, com novo recorde sul-americano (7m55s68), mas não foi suficiente. 

Estados Unidos (7m47s77), Austrália (7m49s24) e China (7m49s58) ficaram nas três primeiras posições.

"Lógico que queríamos estar na final, mas foi uma boa prova. Estou satisfeita. Ficam a experiência e o aprendizado para a próxima Olimpíada", avaliou Gabi Roncatto no fim da prova.

Manu Lyrio seguiu a mesma linha: "Fizemos o melhor tempo que podia hoje. Se todo mundo tivesse feito o melhor tempo, a gente estaria na final. Mas também é difícil achar um dia em que todo mundo esteja muito bem. A gente fez o recorde sul-americano, o melhor tempo das quatro juntas, e por isso eu estou satisfeita"  

Topo