Natação

"Estava sufocada", diz Etiene após classificação nos 100 m livre

DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS
Etiene Medeiros compete nos 100 m livres durante a Rio-2016 imagem: DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A brasileira Etiene Medeiros, depois de estreia ruim na Rio-2016, conseguiu, nesta quarta-feira (10), avançar à semifinal dos 100 m livre feminino. Na saída da piscina, a atleta contou como se recuperou da eliminação na prova dos 100 m costas, sua especialidade, para voltar à piscina em melhor forma. 

"Acho que eu estava sufocada. Eu, o público e minha família", disse. Etiene, pouco antes dos Jogos, esteve envolvida em caso de doping que quase a tirou do evento. 

"É chato, e ninguém gosta de nadar mal. O pós-nadar mal é muito chato, e aí cada um tem um tipo de reação. Eu gosto de ficar tranquila, falar com meu técnico. A psicóloga foi me visitar na Vila, como estava previsto - nadando bem ou nadando mal. Acho que eu consegui modificar muito rapidamente esse pensamento do resultado ruim". 

Etiene Medeiros nadou nesta quarta-feira para 54s38 e foi a terceira melhor de sua bateria. A atleta ficou com o 14º tempo entre todas as competidoras, sendo que 16 avançaram. 

"Estou muito feliz. É uma prova em que eu aprendo coisas novas a cada dia. Foi diferente e foi muito bom [dos 100 m costas]", prosseguiu. "Consegui consertar algumas coisas que deram errado nos 100 m costas. Estou muito feliz por isso, e agora é ir para cima à noite", prosseguiu Etiene. 

Em maio deste ano, a brasileira foi flagrada por uso de Fenoterol, substância encontrada em medicamento para tratamento de asma. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), depois de analisar as provas, a inocentou, por entender que Medeiros não teve culpa. A decisão a permitiu competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Topo