Vela

Rio-2016 reduzirá rampa que quebrou e promete entregar Marina até sexta

Michael Heiman/Getty Images
Estrutura temporária (em azul) da Marina da Glória antes de ser danificada imagem: Michael Heiman/Getty Images

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

A rampa de acesso que foi destruída por uma ressaca no último sábado deve ser consertada a tempo dos Jogos Olímpicos, mas ficará menor. Em um acordo costurado com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a Isaf (Federação Internacional de Vela), o Comitê Organizador da Rio-2016 decidiu reduzir o tamanho do aparato para que tudo seja entregue até esta sexta, dia da abertura.

Segundo a organização, a rampa de acesso passará de 50 para 28 metros lineares. A alteração vai ser feita durante a reconstrução do acesso. A reportagem visitou a Marina da Glória nesta quarta e pôde observar operários trabalhando no local. A ideia é que, com a mudança, o processo de finalização seja acelerado.

A alteração, em tese, não compromete o bom funcionamento da Marina da Glória, já que a rampa danificada era apenas auxiliar. Na verdade, segundo velejadores ouvidos pelo UOL Esporte desde sábado, é possível fazer a competição apenas pelo acesso principal, feito de concreto, que segue operando normalmente.

A rampa auxiliar serve para otimização do serviço da Marina da Glória, que com ela em funcionamento poderia atender mais atletas em um espaço de tempo menor.

Até o momento, segundo o Co-Rio, não houve discussões sobre os custos dessa obra de reparo e redução. Quem está prestando o serviço é a mesma empresa que montou a rampa da primeira vez. 

Topo