Futebol

10 anos após Corinthians, Kia negocia pelo futuro de 4 titulares da seleção

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Gabriel Barbosa, o Gabigol, em entrevista coletiva em Goiânia imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Brasília

Agente mais influente na seleção brasileira que disputou a última Copa do Mundo, o agente iraniano Kia Joorabchian e o empresário Giuliano Bertolucci trabalham pelo futuro de quatro titulares do treinador Rogério Micale nas Olimpíadas.

Uma década depois de chegar ao Corinthians como 'salvador' e sair como vilão pelo rebaixamento em 2007, o ex-representante da MSI mantém sua influência no mercado de atletas. Algo que o zagueiro Marquinhos, o volante Thiago Maia, o meia Felipe Anderson e o atacante Gabriel Barbosa podem confirmar.

Na prática, Marquinhos e Felipe Anderson são os únicos jogadores diretamente representados por Bertolucci e Kia. Os empresários, inclusive, tiveram participação importante para conseguir com PSG-FRA e Lazio-ITA, respectivamente, a liberação dos dois para a disputa da competição - a Fifa apenas recomenda que os clubes façam a cessão, o que era contra a vontade.

No caso de Marquinhos, em relação ao mercado, os agentes buscam atender a um pedido do jogador e conseguir uma transferência para o Barcelona. Ele está na mira de algumas das equipes mais importantes da Europa. Entretanto, o PSG faz jogo duro, dificulta negociações há dois anos e deve manter o zagueiro nesta janela.

Com Felipe Anderson, a situação é diferente. A Lazio tem interesse em transferir o jogador, que esteve mais valorizado nas janelas anteriores, mas ainda tem mercado importante na Europa. A ideia é que a disputa dos Jogos Olímpicos possa mostrar aos clubes que Felipe tem condições de recuperar a melhor forma técnica. Sábado passado, ele foi destaque do Brasil diante do Japão. O preço pedido pelos italianos é R$ 100 milhões.

Já em relação a Thiago Maia, Giuliano Bertolucci se aproximou recentemente por representar o zagueiro Marquinhos, grande amigo do volante santista. Thiago não tem um empresário desde que encerrou sua parceria com o uruguaio Juan Figer, mas autorizou Bertolucci e Kia a buscarem propostas na Europa, segundo apurou o UOL Esporte. Um dos clubes consultados pelos agentes foi justamente o PSG, mas o fato de Thiago Maia não ter cidadania europeia limita sua penetração no mercado em times top.

No que diz respeito a Gabigol, a participação de Bertolucci na transferência que é negociada com a Inter de Milão ocorre na outra ponta da mesa. O empresário que atua com Kia Joorabchian em diversos negócios foi escolhido para representar o clube nas tratativas. O atacante santista tem Wagner Ribeiro como seu agente e o negócio pode sair por cerca de R$ 75 milhões.

Topo