Vídeos

Jantar, mansão e Europa. Como Marquinhos virou "coaching" de Thiago Maia

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

 

my brother! @marquinhosm5

Uma foto publicada por Thiago Maia (@tmaia97) em

 

Thiago Maia causa ótima impressão nos primeiros dias de trabalho da seleção olímpica. Mesmo entre os mais jovens de todo o grupo, o santista tem titularidade encaminhada e tem dado mostras de maturidade aos 19 anos. Entre aqueles que o ajudaram a seguir esse caminho, está um amigo que reencontra na Granja Comary: Marquinhos.

Jogadores de gerações diferentes, que cresceram em cidades diferentes e atuam em continentes diferentes, os dois se aproximaram de forma quase casual. Mas, em momento crucial para a carreira de Thiago Maia, o zagueiro do Paris Saint Germain-FRA deu contribuição importante. Marquinhos foi quase um ‘coaching’ do volante santista.

O encontro ocorreu há aproximadamente um ano durante a arrastada negociação de Thiago para renovar contrato com o Santos. Em dúvida entre a permanência, a mudança para outro clube na Europa ou uma transferência interna, ele contou com Marquinhos. A aproximação foi feita entre Luan (irmão e agente do zagueiro) e Alexis Malavolta (ex-agente do volante).

“O Marquinhos é um cara sensacional. Na época, eu fui falar com os pais dele para saber qual decisão tomar. É um cara bem vivido, que viveu toda a pressão de ‘renova ou não’, ‘vai embora ou não’. Aqui nenhum jogador divide quarto, mas vimos o jogo do Santos (domingo) juntos, brincamos, tiramos sarro um do outro”, contou Thiago Maia na segunda-feira.

A amizade entre eles se estreitou a partir desse dia. Vanda, mãe de Thiago, conheceu Alina, mãe de Marquinhos. Desde então, o zagueiro gravou vídeo de parabéns para o santista, o convidou para seu casamento recentemente, em Troncoso-BA, e passou a se tornar colega frequente para conversas via Facetime ou WhatsApp.

Impressionado pela mansão de Marquinhos em Guarujá, no litoral paulista, Thiago Maia saiu do encontro satisfeito pelo jantar preparado por Dona Alina e com uma ideia mais clara de que seguir no Santos seria o melhor para o planejamento de carreira. Marquinhos saiu do Corinthians aos 18 anos e, por méritos próprios, conseguiu se estabelecer na Europa. Mas sabe que se trata de uma exceção.

“Ele foi um orientador. Disse que ‘ficar no Brasil é assim, assado’, mas na Europa você começa do zero. Foi uma troca de experiências, porque o Thiago estava surgindo, ganhava R$ 4 mil, não tinha carro”, detalha Malavolta. “O Marquinhos disse, tudo que tenho é porque vim jogar na Europa. Mas é fazer a carreira, jogar no Brasil e ir no tempo certo”, acrescenta o ex-agente do volante santista.

Pelo amigo, Thiago definiu por qual clube sonhava jogar na Europa

De tão relevante que é para Thiago Maia, a amizade com Marquinhos fez, inclusive, que ele realizasse um pedido curioso a seus representantes. De olho em uma transferência para a Europa, o volante disse que sonhava jogar justamente no PSG para dividir equipe com o zagueiro. Mas, sem cidadania europeia, ele praticamente já descartou essa ideia.

No último domingo, ao contrário da grande maioria dos jogadores, o evangélico fervoroso Thiago Maia e o recém-casado Marquinhos passaram o dia de folga concentrados na Granja Comary. “Ele é um moleque muito humilde, mas é feio (risos). Sempre falo que sou jogador mas minha profissão mesmo é modelo, e ele morre de rir”, brincou o santista.

Topo