Olimpíadas 2016

Goleiro do Atlético-PR é o substituto de Fernando Prass e vai à Olimpíada

Divulgação/Atlético-PR
Atlético-PR publicou homenagem para Weverton, convocado pela seleção olímpica imagem: Divulgação/Atlético-PR

Dassler Marques

Do UOL, em Brasília

Weverton, goleiro do Atlético-PR, é o substituto de Fernando Prass e vai à Olimpíada. A convocação do arqueiro de 28 anos escolhido por Rogério Micale foi anunciada pela CBF no início da noite deste domingo após algumas horas de tentativas para que Diego Alves, do Valencia-ESP, fosse chamado.  

No Atlético-PR desde 2012, quase sempre como destaque, Weverton foi uma convocação possível devido a um expediente que a Fifa havia aberto para Portugal e que foi aproveitado pela seleção brasileira.

Ele não constava na pré-lista de 35 jogadores para o torneio, mas sim em uma lista maior, de aproximadamente 70 atletas, e que foi elaborada ainda por Dunga, em parceria com Rogério Micale. Em dificuldades para conseguir liberações, Portugal havia sido autorizado a convocar atletas dessa relação anterior. Para chamar Weverton, a CBF sequer precisou de aval da Fifa, segundo assegurou uma fonte ligada à entidade.

A prioridade da CBF era Diego Alves, do Valencia-ESP. Contatos foram realizados entre a entidade e o goleiro, que estava disposto a aceitar a convocação. O próprio clube espanhol, em um primeiro momento, sinalizou que daria o aval, mas as negociações se arrastaram por mais algum tempo e fizeram a entidade optar por Weverton, rapidamente liberado. A tendência é que ele já se integre à seleção em Brasília e treine na segunda-feira. 

Além de Weverton, a lista de 70 atletas tinha nomes como Alisson, da Roma-ITA, Marcelo Gröhe, do Grêmio, Victor, do Atlético-MG, e Diego Alves, do Valencia-ESP. Todos, com exceção do que acabou chamado, enfrentaram algum tipo de dificuldade relacionada à liberação. 

Entre os destaques do Atlético-PR que briga pelo G-4 do Campeonato Brasileiro, Weverton foi recentemente acompanhado in loco por Tite e Micale durante a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão. Ele também era nome de agrado do preparador de goleiros da seleção olímpica, Rogério Maia. 

Topo