Olimpíadas 2016

Micale se anima com F. Anderson e deve trocar Rafinha por Renato Augusto

Evaristo Sá / AFP
Felipe Anderson foi o destaque da seleção brasileira diante do Japão imagem: Evaristo Sá / AFP

Dassler Marques

Do UOL, em Goiânia

O amistoso que terminou Brasil 2 x 0 Japão, na tarde de sábado, encaminhou aquele que deverá ser o meio-campo titular de Rogério Micale para a abertura dos Jogos Olímpicos contra a África do Sul, na quinta-feira, em Brasília. 

Com a vaga de titular inicialmente ameaçada pela presença de Renato Augusto, o meia Felipe Anderson foi o principal destaque em 45 minutos contra os japoneses e dificilmente será sacado por Micale. O risco de mudança passou a ser justamente para Rafinha Alcântara, candidato ao banco de reservas para que Renato jogue na estreia. 
 
"Vejo três boas opções e terei que optar por dois. São três jogadores de qualidade fantástica que vão nos ajudar muito durante o torneio. Que bom que tenho essa dor de cabeça, que vou levar até o último momento. Vou rever o jogo, vou ver tudo que aconteceu para nós tirarmos as melhores conclusões", declarou Micale, com análise sobre os três atletas.
 
"Felipe foi muito bem. Rafinha, retornando de lesão, de um período de férias, teve uma participação efetiva no que a gente quer no posicionamento. O Renato é indiscutível pela experiência e pelo que representa para essa seleção", comentou Rogério Micale. 
 
Desde a cirurgia de joelho realizada em setembro de 2015, Rafinha não jogou uma partida completa. No Barcelona (ESP), ele chegou a atuar 64 minutos na decisão da Copa do Rei, em maio, mas sofreu lesão muscular. Em evolução física nas últimas semanas, mostrou contra o Japão que ainda não está com 100% da forma.  No amistoso, ele saiu no intervalo para a entrada justamente de Renato Augusto. 
 
A presença do meio-campista de 28 anos se torna ainda mais importante pelo corte de Fernando Prass. A CBF ainda procura um novo goleiro acima dos 23 anos e espera aval da Fifa para ter um substituto nas próximas horas, mas vê na experiência de Renato um detalhe fundamental para a disputa da Olimpíada. 

Topo