Olimpíadas 2016

Atrasada, Arena do Vôlei de Praia só fica pronta a 4 dias da Rio-2016

Vinicius Konchinski/UOL
Operários trabalham na Arena de Vôlei de Praia dias antes da Rio-2016 imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Arena de Vôlei de Praia da Rio-2016 deve mesmo ser a última estar pronta para receber atletas. Faltando exatamente oito dias para o início dos Jogos Olímpicos, ainda há muito trabalho a ser feito no local. Tanto que jogadores só poderão usar a quadra principal para treinamentos a partir de 1° de agosto, ou seja, quatro dias antes da cerimônia de abertura da Olimpíada (dia 5 de agosto) e cinco antes da primeira partida do torneio olímpico de vôlei de praia (dia 6).

A Arena de Vôlei de Praia é temporária e fica na praia de Copacabana, um dos cartões postais do Rio. Justamente por sem temporária, a construção do espaço foi iniciada só no mês de junho, sob a responsabilidade do Comitê Organizador Rio-2016. Ainda em junho, a obra chegou a ser embargada por falta de licença ambiental do município.

Na manhã desta quinta (28), operários trabalhavam na estrutura da instalação esportiva, em suas ligações elétricas, de iluminação e para transmissão das partidas pela televisão. Até a areia da arena principal passavam por tratamento antes de receber a rede e as áreas de apoio aos atletas.

Ao redor da quadra principal, banheiros e outras estruturas passavam por ajustes. Quatro quadras construídas exclusivamente para treinamento estavam abertas a jogadores. Só uma dupla de jogadoras, Sarah Pavan e Heather Bansley, do Canadá, treinaram em um dos espaços.

Sarah disse que a estrutura disponível até agora é satisfatória. Ela só ressaltou que é evidente que há muito trabalho a ser concluído até a Olimpíada e é importante que ele seja feito sem adiamentos. “Dá para ver que ainda há muito o que fazer”, afirmou ela. “Espero que tudo esteja pronto o quanto antes pois é importante para os atletas treinarem na quadra principal antes da competição. ”

O treinador de Sarah e Heather, o americano Scott Davenport, também disse que não tem queixas a fazer da arena de vôlei até agora. Só espera que fique pronta o quanto antes para que atletas possam se adaptar, principalmente à rede. “A rede da quadra principal é de LED, diferente da usada nas quadras de treinamento. Precisamos treinar na arena principal antes do início do torneio”, afirmou. "Também espero que haja tempo para decorar o espaço."

O Comitê Rio-2016 ratificou que a quadra principal estará, sim, aberta na semana que vem e receberá uma cobertura decorativa para os Jogos. O diretor executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional), Christophe Dubi, havia dito na semana passada, porém, que ela estaria pronta para atletas até esta sexta, o que não ocorrerá.

Dubi reconheceu que a Arena do Vôlei de Praia é a que demanda mais trabalho na reta final de preparação do Rio para a Olimpíada, junto com o Velódromo, que fica no Parque Olímpico. Para o COI, entretanto, isso não é preocupa-se. Para o órgão, todas estarão prontas a tempo dos Jogos.

Na segunda-feira, o Velódromo da Rio-2016 foi aberto para treinamento em meio a obras. Por conta das intervenções, havia poeira na pista, o que é um problema para o uso da instalação.

Topo