Olimpíadas 2016

Rio-2016 atribui queda no apoio aos Jogos a temor por imagem do país

Buda Mendes/Getty Images
A reprovação do povo com a Olimpíada dobrou de 2013 para cá, segundo pesquisa imagem: Buda Mendes/Getty Images

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Rio-2016 admite queda de apoio à Olimpíada às vésperas dos Jogos. Na visão do comitê, há dois fatores que contribuíram para isso: estresse pouco antes da competição e a preocupação do brasileiro de não ser mal-visto no exterior. Há um monitoramento desta rejeição, mas ela é considerada normal antes do evento.

Primeiro, o Datafolha mostrou que 50% da população era contra a Olimpíada, enquanto 40% era a favor. A reprovação dobrou de 2013 para cá. Posteriormente, o Ibope apurou que 60% da população entendia que o evento traria mas prejuízos do que benefícios ao país. 

O comitê faz um monitoramento próprio do humor da população que também mostrou queda de apoio, embora em menor proporção. O instituto Nielsen apontou apoio de 57% da população à Olimpíada, enquanto esses índices eram acima de 60% anteriormente.

"A gente pode ver o copo meio cheio ou meio vazio. É normal quando chega perto dos Jogos aumentar a rejeição. Isso acontece principalmente em habitantes da população, que são os que mais apoiam antes, e são afetados pelo trânsito. É normal: caiu (o apoio)", explicou o diretor de comunicação do comitê, Mário Andrada. 

Para ele, a pesquisa Ibope, que indica temor de prejuízos pelos Jogos, mostra que o brasileiro está preocupado com a imagem do país no exterior. "Pesquisa diz isso. Estão preocupados com a organização. Ninguém quer passar vergonha." Internamente, no COI, também trabalha-se com a informação de que a pesquisa indicou que a população está preocupada como que se falará do país pela organização.

De fato, na primeira semana, a Olimpíada sofreu uma avalanche de críticas por conta dos problemas de infraestrutura na Vila Olímpica dos Atletas. Houve noticiário negativo em todas as partes do mundo. Há a promessa do comitê de resolver todas as questões nesta quinta-feira.

Além de resolver os problemas estruturas, o comitê tenta implantar uma agenda positiva quando há notícias negativas. As questões de segurança, com noticiário sobre terrorismo, também causaram incômodos.

Ao mesmo tempo, o revezamento da tocha sofreu seu protesto mais violento em Angra dos Reis. Por conta dos excessos da manifestação na cidade, houve três interrupções do revezamento. Há a expectativa do comitê que não voltem a ocorrer problemas similares em outros locais do Rio de Janeiro.

Em meio a essa crise de imagem, o comitê Rio-2016 tenta aumentar o número de ingressos vendidos para a Olimpíada. Havia 20% deles ainda disponível no último levantamento, percentual superior ao de Londres-2012. A Copa do Mundo-2014 enfrentou protestos bem piores do que os dos Jogos, mas quase todos os seus ingressos foram vendidos e as pesquisas mostram apoio maior da população.

Topo