Olimpíadas 2016

Rio-2016 diz que 12 prédios estão prontos e promete Vila perfeita na quinta

Pedro Ivo Almeida/UOL
Vila Olímpica ainda apresenta problemas estruturais a 11 dias da abertura da Rio-16 imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O diretor de comunicação do Comitê Organizador do Rio-2016, Mário Andrada, afirmou que vai entregar a Vila Olímpica perfeita na quinta-feira, antes do final de semana. Segundo ele, 12 prédios já estão prontos e testados, e faltam 19 do total de 31. Há uma crise desde domingo com reclamações de delegações que encontraram problemas ao chegar ao local.

"A gente deve terminar a entrega antes do final de semana, quinta-feira. Não temos nenhuma vergonha. Ficamos tristes. A gente passa a ter a certeza de que vai entregar a Vila perfeita na quinta-feira. Fica a constatação para sociedade de que vamos reagir", afirmou Andrada em uma palestra.

Há 630 homens trabalhando 24 horas por dia para melhorar as condições encontradas pelas delegações que gerou reclamações de australianos, argentinos,e entre outros.

Andrada disse que, inicialmente, o prédio com piores problemas era da Holanda, depois o da Nova Zelândia. Esses dois foram resolvidos, o que deixou o da Austrália na pior situação.

As questões principais foram hidráulica e elétrica.​ Mas esses problemas só foram percebidos agora sendo que o comitê está com a posse da Vila desde maio. 

Essas instalações só foram testadas nas últimas semanas porque o Comitê Organizador estava concentrado em montagem de tendas e outros itens que eram considerados mais urgentes. A partir da chegada dos comitês olímpicos, é que eles fizeram testes de stress.

"Todo mundo vistoriou a Vila, Todos os comitês verificaram. Sempre tem esse tipo de problema. Não cabe discutir agora de quem é a culpa. Já tem 700 atletas por lá", contou.

No momento, há equipes do Comitê Organizador, da prefeitura e dos construtores trabalhando no local. "Não foi fácil arrumar tantos encanadores", disse Andrada.

Ele disse que não caberá indenizações para os comitês olímpicos que investiram. Isso porque o Rio-2016 se propôs a fazer tudo. Quem quis se adiantar e fazer por conta própria tem que pagar a própria conta.

Topo