Olimpíadas 2016

Australiana que detonou Vila Olímpica tinha elogiado o local em abril

AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Do UOL, em São Paulo

Kitty Chiller nunca esteve sob tantos holofotes no Brasil. Ela é chefe de missão da delegação australiana que disputará a Rio-2016 e neste domingo (24) criticou veementemente a estrutura da Vila Olímpica. O curioso é que, em abril, ela tinha classificado o complexo como o melhor que já tinha visto.

“Está é a quinta Vila Olímpica em que já estive e, honestamente, acredito ser a melhor”, disse Kitty Chiller ao jornal australiano Daily Telegraph há cerca de três meses. “Estamos realmente satisfeitos com a localização de nosso prédio, será uma ótima casa para nós durante os Jogos”, completou na ocasião.

No dia da inauguração do complexo de prédios, porém, a chefe de missão mudou de opinião. Segundo ela, ainda há "canos vazando, fiação exposta, falta de iluminação, sanitários inutilizáveis e apartamentos sujos" na Vila Olímpica, o que levou à delegação australiana a se negar a ficar hospedada ali.

Não que Chiller tenha entrado em contradição ao criticar a estrutura das instalações, porque ainda em abril ela já alertava sobre os problemas. "Ainda há vários desafios e muito trabalho para concluir, como a infraestrutura que leva às rodovias e as linhas de transporte. Alguns dos hotéis também estão inacabados, então ainda há muito o que fazer e eles (Comitê Organizador da Rio-2016) não podem tirar o pé do acelerador", avisou a australiana.

O problema é que, segundo os australianos, a Vila não foi finalizada a tempo de abrigar as delegações, que começaram a chegar na manhã deste domingo. A previsão é de que mais de 17 mil atletas fiquem hospedados no local durante a primeira semana dos Jogos, durante o pico de ocupação.

Topo