Olimpíadas 2016

Jovem ganhou na pista vaga olímpica, mas não lamenta perdê-la para Bolt

Felipe Vita/UOL
Jevaughn Minzie terceiro colocado na seletiva jamaicana dos 100m rasos imagem: Felipe Vita/UOL

Fábio Aleixo e Felipe Vita

Do UOL, em Kingston (JAM)

Jevaughn Minzie, de apenas 20 anos, viveu um misto de sensações no Estádio Nacional de Kingston (JAM). O jovem marcou o melhor tempo de sua vida nos 100m rasos ao percorrer a distância em 10s02 e acabou em terceira posição na final. Posto este que lhe garantiria a classificação para a Olimpíada do Rio de Janeiro em qualquer outra ocasião, não fosse a ocorrida a noite de sexta-feira.

Com a desistência de Usain Bolt de participar da decisão por conta de uma lesão na coxa esquerda, é para Minzie que vai sobrar a pior parte. Será ele o excluído da disputa individual dos 100 m da Rio-16 caso o comitê executivo da Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) autorize a participação de Bolt no Rio após analisar atestado e exames médicos que precisarão ser apresentados pelo bicampeão olímpico. A chance da entidade negar a inscrição do astro é praticamente nula uma vez que ele detém a segunda melhor marca do ano no ranking mundial e assim cumpre com a regra estabelecida pela entidade.

Mas a perda do lugar na prova individual não preocupa Minzie, uma vez que ele estará automaticamente garantido como integrante da equipe do revezamento 4x100 m.

"Ele (Bolt) é o rei, ele é o cara e só precisará provar que estará saudável para competir no Rio. Para mim, só correr o revezamento está bem. Não me importa competir individualmente ou no revezamento. Estou muito feliz apenas de fazer parte da equipe olímpica. Não tenho expectativas para os Jogos, eu quero me divertir", afirmou Minzie ao UOL Esporte.

Felipe Vita/UOL
Minzie no pódio com Blake (ao centro) e Ashmeade imagem: Felipe Vita/UOL

O jovem tem relação muito próxima com Usain Bolt e tinha conhecimento do problema na coxa do astro. Os dois são parceiros no Racers Track Club e sempre treinam juntos em uma pista privada no campus da Universidade West Indies.

"Se ele estiver bem, ficarei feliz", disse Minziem que fugiu dos questionamentos sobre a gravidade da lesão de Bolt e se isso vinha atrapalhando os treinamentos.

"Desculpa, mas eu não posso falar nada, não sei nada sobre isso", despistou o jovem.

Na final de sexta, Minzie ficou atrás de Yohan Blake que anotou 9s95 e Nikel Ashmeade, que foi apenas um centésimo mais lento: 9s96.

Topo