! Desistência de Bolt de seletiva surpreendeu público, árbitros e até rivais - 02/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Desistência de Bolt de seletiva surpreendeu público, árbitros e até rivais

Fábio Aleixo e Felipe Vita

Do UOL, em Kingston (JAM)

A desistência de Usain Bolt da final dos 100 m rasos e o consequente abandono da seletiva jamaicana de atletismo caiu como uma bomba no Estádio Nacional de Kingston. Provocou correria dos jornalistas em busca da informação mais precisa e deixou o público sem entender bem o que estava acontecendo quando a raia 5, que deveria ser ocupada por ele na final, ficou vazia. Isso porque nenhum anúncio da desistências foi feito nos alto-falantes da arena pelo locutor oficial.

Os árbitros que controlam a chegada dos atletas também não tinham noção do abandono até que todos os atletas estivessem alinhados para a largada. Dois deles foram abordados pela reportagem do UOL Esporte para confirmarem a informação da lesão de Bolt que circulava pelos bastidores antes da confirmação e alegaram não saber de nada o que estava acontecendo.

Até mesmo os rivais do velocista na prova que definiu os representantes do país nos Jogos Olímpicos do Rio só foram saber que Bolt não competiria quando foram chamados para a largada.

Felipe Vita/UOL
Raia 5 ficou vazia, sem a presença de Usain Bolt imagem: Felipe Vita/UOL

"Não sabia que ele não iria correr até estar me encaminhando para a largada. Esta é uma seletiva jamaicana e queremos que os melhores estejam lá. Mas tenho certeza que ele estará no Rio de Janeiro e foi cuidadoso ao abandonar", explicou o veterano Asafa Powell, de 33 anos, que acabou em quarto lugar na final e não conseguiu vaga para os 100m mas ainda poderá integrar o time do revezamento.

"Foi uma grande surpresa (o abandono), pois ele ama competir e eu amo competir contra ele. Mas ele estará de volta, estará no Rio. Ninguém precisa se preocupar. Creio que foi só uma precaução", afirmou Yohan Blake, que venceu a seletiva com o tempo de 9s95.

O atleta de 26 anos acabou se beneficiando da ausência de Bolt não apenas para conseguir a vitória como também para ser o centro das atenções após a prova. Diversos torcedores que entraram no campo depois d a premiação queriam de qualquer maneira fazer uma foto com ele. E Blake os atendeu pacientemente e não recusou nenhum pedido.

Nos sites dos dois principais jornais jamaicanos, o Jamaican Gleaner e Jamaica Observer, a desistência de Bolt e a explicação sobre a sua situação para estar na Rio-16 tiveram muito mais destaque que o triunfo de Blake.

Ele precisará provar agora com laudos e atestados médicos que estava lesionado e vai se recuperar a tempo de competir no Rio. Sua situação será avaliada pela Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA), que pode inscrevê-lo pelo fato de ele estar entre os 3 melhores do mundo no ranking dos 100 m rasos nesta temporada.

Topo