Olimpíadas 2016

Veteranos falham e isolam Phelps com novatos da natação dos EUA na Rio-2016

Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Michael Phelps teve vantagem considerável nas semifinais dos 200 m borboleta da seletiva dos EUA para a Rio-2016 imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Guilherme Costa

Do UOL, em Omaha (EUA)

Ryan Lochte (400 m medley); Matt Grevers (100 m costas); Missy Franklin (100 m costas). Nos três primeiros dias da seletiva da natação dos Estados Unidos para as Olimpíadas de 2016, três atletas que viajariam ao Rio de Janeiro para defender títulos conquistados em Londres-2012 ficaram sem vaga. São 28 classificados para representar o país em provas individuais até o momento, e 20 vão debutar em Jogos. Por má fase dos veteranos ou simplesmente por uma troca de guarda entre gerações, o fato é que Michael Phelps, 31, acabou se transformando representante de um grupo cada vez mais escasso no time.

“Vejo muitas caras novas na equipe e nem conheço metade deles. É bom para o esporte. É interessante e empolgante ter novas caras. São pessoas que puxam o esporte adiante. É algo bom de ver nos meus momentos finais”, ponderou Phelps. Na noite de quarta (29), o veterano liderou a seletiva dos 200 m borboleta e confirmou classificação para a Rio-2016. Será a quinta participação do nadador em Jogos, algo inédito para um homem da modalidade nos Estados Unidos.

A seletiva teve 16 finais até o momento, e dez foram vencidas por nadadores que jamais estiveram nos Jogos Olímpicos. Os Estados Unidos podem inscrever até dois atletas por prova individual da Rio-2016, e a qualificação disputada em Omaha é a única janela para formação desse time.

Na noite de terça-feira (28), por exemplo, as provas decisivas (200 m livre masculino, 100 m costas feminino, 100 m costas masculino e 100 m peito feminino) acabaram com triunfos, respectivamente, de Townley Haas, Olivia Smoliga, Ryan Murphy e Lilly King, nadadores cuja média etária é de 19,8 anos.

"Não é uma coisa apenas desta seletiva, mas de todas: se você não está pronto naquele dia, não vai estar no time. Não há outra chance. Então, acho que é por isso que a carga de nervosismo aqui é muito grande. Temos muitos nadadores que poderíamos mandar para os Jogos e é um ambiente muito intenso aqui. É preciso estar preparado", ponderou Phelps.

Na prova final dos 200 m borboleta, o nadador mais vitorioso da história dos Jogos Olímpicos era o único atleta na piscina com mais de 30 anos. Entre os outros sete finalistas, a média era de 20,8 anos.

"Temos uma nova geração chegando como uma onda, e eu estou adorando ver que isso está acontecendo", disse Olivia Smoliga. "Eu olho para alguns caras que têm filhos ou planejam ter filhos, e eu nem tenho uma namorada ainda. Então, eles são muito mais maduros do que eu. Em algumas provas isso pode fazer menos diferença, mas eu sei que preciso ralar muito para que o meu bom desempenho se torne um hábito", completou Ryan Murphy.

A lista de veteranos da natação dos Estados Unidos na Rio-2016 ainda tem adições importantes graças aos revezamentos. Ryan Lochte (que já foi a três Olimpíadas) e Allison Schmitt (que esteve em duas) não conseguiram vaga nos 200 m livre, mas fizeram tempos suficientes para integrar o 4x200 m livre. Anthony Ervin, outro que foi duas vezes aos Jogos, também entrou apenas no 4x100 m livre.

"Quando você chega ao bloco de partida, não interessa o que você fez ou sua história. Vou pensar em um dia de cada vez. Cheguei à seletiva com seis chances de classificação e não consegui a vaga em duas [400 m medley e 200 m livre]. Ainda tenho mais quatro e vou seguir trabalhando", declarou Lochte.

A seletiva da natação norte-americana para a Rio-2016 ainda tem programação até o próximo domingo (03). As provas eliminatórias acontecem às 12h, e as finais têm início marcado para 20h45 (nos dois casos, horário de Brasília).

Topo