Olimpíadas 2016

Sem Tite, com Neymar. Brasil define lista em busca de ouro inédito nesta 4ª

AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Sem a presença de Tite no banco de reservas, Brasil coloca esperança em Neymar dentro de campo imagem: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Situação complicada nas Eliminatórias, fracasso na Copa América e troca de técnico. A fase na seleção brasileira é conturbada, mas a CBF tenta, a partir desta quarta-feira, virar a página e trocar o foco para um sonho antigo: a medalha de ouro olímpica. Ainda sem o novo comandante, Tite, mas com uma velha estrela, Neymar, a equipe que disputará os Jogos Rio-2016 será convocada por Rogério Micale às 11h, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Ainda com certo mistério relativo aos três nomes acima dos 23 anos e impasses sobre liberações de convocados de times da Europa, Micale, ao lado do coordenador Erasmo Damiani, anunciará a lista com 18 nomes.

Após cuidar da seleção olímpica durante todo o ciclo, o recém-confirmado treinador assumiu oficialmente o posto após a demissão de Dunga, que será o técnico nos Jogos. E a missão de fechar a lista se mostrou um verdadeiro quebra-cabeça, devido a dificuldade para conseguir liberações de atletas junto aos clubes europeus.

Nesse cenário que já tem Neymar assegurado na Olimpíada, uma das outras duas vagas passa a ser preferencialmente de um zagueiro. Thiago Silva é o nome preferido pela CBF e comissão técnica. De acordo com a Folha de S. Paulo, o defensor do Paris Saint-Germain estará na lista de Micale.

Fernando Prass, do Palmeiras, é favorito para ocupar o terceiro posto de atletas acima de 23 anos e ser o goleiro no Rio de Janeiro. Douglas Costa, do Bayern de Munique-ALE, tem possibilidades pequenas de ser um dos três nomes acima dos 23 anos.

Um ponto chave para a definição dessa última vaga é a liberação do goleiro Ederson. Até o momento, o Benfica-POR não sinalizou à CBF que está disposto a atender a esse pedido. Como ele é o único jovem capaz de ser titular nos Jogos, segundo a avaliação do treinador Rogério Micale, a necessidade de chamar Prass passa a ser vital.

No futebol brasileiro, não há restrições sobre jogadores convocados. Os laterais Douglas Santos (Atlético-MG) e Zeca (Santos), o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo), o volante Walace (Grêmio), o meia Gustavo Scarpa (Fluminense) e os atacantes Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Luan (Grêmio) estão praticamente dentro da competição.

Após a convocação desta quarta, a CBF espera que a lista não mude até a apresentação do dia 18 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

A seleção treinará na região serrana do Rio até o dia 27, quando embarca para a Goiânia. Lá, fará um amistoso contra o Japão no dia 30. No dia seguinte, embarque para a Brasília, palco dos dois primeiros jogos nas Olimpíadas: dia 04, contra a África do Sul, e dia 07, contra o Iraque. O Brasil fecha a participação na primeira fase contra a Dinamarca, no dia 10, em Salvador.

Caso avance como primeiro colocado no grupo A, o time de Micale disputará as quartas de final na Arena Corinthians, bem como, em caso de classificação, a semifinal e a final no Maracanã. Em caso de um segundo lugar, as quartas serão na Arena Fonte Nova, com a semifinal em São Paulo.

 

Mais que Neymar! Brasil tem outra arma para buscar o ouro

  •  

Topo