Olimpíadas 2016

Ministério da defesa faz campanha educativa com cartazes sobre terrorismo

REUTERS/Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo

As autoridades brasileiras responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos do Rio lançaram uma campanha para a população sobre ameaças terroristas.

A iniciativa faz parte do Plano de Sensibilização e Dissuasão a Ameaças Terroristas, executado pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e com o Ministério da Justiça.

Serão distribuídos folders, cartazes e cartilhas pelo Rio de Janeiro e as outras cidades que receberão jogos relativos à Rio-2016. Bares e locais de grande circulação também receberão o material.

.

Divulgação
imagem: Divulgação
“É um material simples, que informa com clareza e sem alarde”, explicou o chefe da Assessoria especial para grandes eventos, general Felipe Linhares.

“Como o nosso país não tem tradição nesse tipo de ameaça, é preciso fazer com que as pessoas estejam mais atentas. A mensagem que queremos passar é: se você ficou desconfiado e achou a situação suspeita, é porque ela, de fato, é suspeita”, disse o general Mauro Sinott.

São esperados quase 700 mil turistas, 100 chefes de Estados e 12 mil atletas para os Jogos Olímpicos do Rio.

As autoridades brasileiras já informaram que o Brasil não sofreu nenhuma ameaça terrorista oficial, mas que o cuidado com o assunto é grande por se tratar de um grande evento.

Recentemente o Ministro da Defesa de Michel Temer, Raul Jungmann, afirmou que o grupo terrorista Estado Islâmico é uma preocupação para os Jogos Olímpicos. "O Estado Islâmico preocupa qualquer lugar, qualquer situação, qualquer evento, qualquer casa, qualquer família, qualquer bairro, qualquer país, qualquer nação do mundo", disse na ocasião.

Topo