Olimpíadas 2016

Ministro da defesa diz que 'há preocupação com Estado Islâmico na Rio-16'

Agência Brasi
Raul Jungmann, ministro da Defesa do governo Temer imagem: Agência Brasi

Da Reuters

O ministro da defesa do governo interino de Michel Temer, Raul Jungmann afirmou que o grupo terrorista Estado Islâmico é uma preocupação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas que, até o momento, não houve nenhuma ameaça identificada.

"O Estado Islâmico preocupa qualquer lugar, qualquer situação, qualquer evento, qualquer casa, qualquer família, qualquer bairro, qualquer país, qualquer nação do mundo", disse.

"Nós podemos dizer hoje que nem nós nem nenhum dos serviços de inteligência temos qualquer ameaça identificada até o presente momento, não só por nós mas também pela Polícia Federal, a inteligência do Brasil e dos países com os quais trocamos informações", afirmou o ministro em seminário, que discute os últimos ajustes da Defesa na segurança da Olimpíada.

Ainda assim, o ministro reconheceu que existe preocupação com o grupo extremista Estado Islâmico. Em novembro, um suposto agente do grupo afirmou que uma das células do grupo já estava no Brasil.

"A gente não pode lidar com aquilo que o Estado Islâmico representa porque ele evidentemente é uma ameaça à paz de qualquer país e qualquer evento do mundo, o que podemos fazer é estarmos prontos para evitar e prevenir que ele chegue a efetivamente atuar, e nesse sentido os encargos que dizem respeito a segurança, defesa e inteligência estão 100 por cento em dia”, comentou. 

 

Topo